Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Agência espacial latino-americana vai começar a operar em 2021

O ministro dos Negócios Estrangeiros do México anunciou na segunda-feira que a futura agência espacial da América Latina e das Caraíbas (ALCE, na sigla em Castelhano) vai começar a operar em 2021, envolvendo oito países.

Agência espacial latino-americana vai começar a operar em 2021
Notícias ao Minuto

06:26 - 17/11/20 por Lusa

Tech México

Através da rede social Twitter, Marcelo Ebrard revelou que a nova agência espacial, impulsionada pelo México e pela Argentina, vai incorporar Bolívia, Equador, El Salvador e Paraguai, enquanto Colômbia e Peru vão ser "observadores".

Na mesma ocasião, acrescentou que "a agência vai iniciar operações em 2021", enquanto em outra mensagem congratulou-se por o número de participantes ter aumentado "quatro vezes em um mês".

Segundo um comunicado da Secretaria de Negócios Estrangeiros mexicana, Ebrard fez uma reunião virtual com ministros e representantes de Argentina, com a qual a ALCE foi anunciada em 09 de outubro, bem como de Bolívia, Equador, Paraguai, Colômbia, El Salvador e Peru.

"Esta reunião virtual decorre de um convite feito pelo México e pela Argentina no seu esforço de definir as bases para a constituição da Agência Latino-americana e Caribenha do Espaço", especificou-se no texto.

Durante a sua intervenção, Ebrard disse que "se a América Latina e o Caribe não participarem na corrida espacial, muito provavelmente vamos ter cada vez mais desvantagens em matéria científica e tecnológica".

Na sua opinião, isto traduz-se em "debilidade e incapacidade para resolver os problemas" que têm estes países "em matérias de bem-estar social".

No mesmo sentido, acrescentou ainda que esta iniciativa "não é apenas um exercício político de curto prazo, mas podemos efetivamente abrir o caminho, em conjunto com os países da América Latina e das Caraíbas, ao progresso científico e tecnológico e ao bem-estar para os nossos povos".

Por seu lado, o secretário mexicano de Comunicações e Transportes, Jorge Arganis, também presente na reunião, considerou que, com esta agência, a América Latina "já não vai estar marginalizada em grandes projetos, como o regresso do homem à Lua em 2024 e a exploração do planeta Marte".

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do México, Marcelo Ebrard, e da Argentina, Felipe Carlos Solá, assinaram o acordo de constituição da ALCE em 09 de outubro, no contexto da Semana Mundial do Espaço da Organização das Nações Unidas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório