Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2020
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Cyberbullying. As dicas a saber para combater discriminação online

Estudo indica que 60% dos jovens portugueses foram vítimas de 'cyberbullying' durante o período da quarentena.

Para os pais -

Considere usar apps de controlo parental

As redes sociais e as apps de mensagens são ferramentas já bem conhecidas pelos mais jovens, que usam o espaço digital para se manterem em contacto de forma permanente. Por muito úteis que sejam estas ferramentas, a verdade é que também podem ser usadas para efeitos nefastos.

Se o ‘bullying’ é capaz de afetar o bem-estar dos jovens, o ‘cyberbullying’ tem efeitos ainda mais perigosos dado que é feito nas redes sociais e plataformas digitais, disponível para toda a gente ver. Com a ida para casa dos jovens durante o período de quarentena resultante da pandemia de Covid-19, 60% dos jovens portugueses terão sido alvo de ‘cyberbullying’, aponta um estudo desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE.

Assim, é importante que os pais estejam atentos aos comportamentos dos filhos e que atuem de forma a cuidar da saúde mental dos mais jovens. Alerta a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) que é necessário sensibilizar para estas situações.

“Se os jovens e os pais estiverem sensibilizados para estas temáticas, não terão medo de pedir ajuda no futuro ou ajudar colegas que estejam a passar pelo mesmo, encaminhando-os para a procura de ajuda. E essa é a parte mais importante. Não podemos desvalorizar o sofrimento de quem nos rodeia e há que perceber que a violência virtual pode ter um impacto tão forte ou maior do que a presencial e criar sequelas”, aponta Diana Pereira, fundadora e presidente de uma das associações da FNAJ, a The Pineapple Mind.

Desta forma, a FNAJ tem uma série de dicas para prevenir a discriminação online dos mais jovens, dicas estas que são dirigidas tanto para os pais como para as vítimas de ‘cyberbullying’.

Pode ficar a conhecê-las na galeria acima

.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório