Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento Europeu aprovou a maior regulamentação de IA

O Parlamento Europeu (PE) aprovou, na terça-feira, um pacote de novas iniciativas legislativas que visam uma maior regulamentação da Inteligência Artificial (IA) na União Europeia (UE), de maneira a assegurar que a tecnologia respeita princípios éticos e de confiança.

Parlamento Europeu aprovou a maior regulamentação de IA
Notícias ao Minuto

10:20 - 21/10/20 por Lusa

Tech Inovação

No voto - que teve lugar na terça-feira, mas cujo resultado foi apenas revelado durante a noite -- os eurodeputados aprovaram três iniciativas que preveem novas regras no domínio da inteligência artificial (IA) em "matéria de ética, responsabilidade e direitos de propriedade intelectual", refere o PE em nota de imprensa.

Entre as iniciativas ontem aprovadas, o PE sublinha que a IA deve ser "antropocêntrica e antropogénica (centrada no, e produzida pelo, ser humano)" e realça também a necessidade de as tecnologias "de alto risco" decorrentes da IA -- como a tecnologia de autoaprendizagem, que inclui, por exemplo, a condução autónoma -- serem "concebidas de forma a permitir a supervisão humana a qualquer momento".

"Se uma funcionalidade utilizada puder constituir um sério compromisso dos princípios éticos e tornar-se perigosa, a capacidade de autoaprendizagem deve ser suspensa e retomado o total controlo humano", refere a nota de imprensa.

Um dos relatores de uma das iniciativas legislativas aprovadas, Stéphane Séjourné, deu também o exemplo do reconhecimento facial como umas das ferramentas que precisam de maior legislação.

"A utilização do reconhecimento facial pelos 'smartphones' é uma boa ferramenta quando funciona, mas pode levar a certas derivas, nomeadamente quando utilizada por Estados autoritários", referiu o eurodeputado durante o debate na sessão plenária que precedeu o voto.

Cabe agora à Comissão Europeia apresentar uma proposta legislativa sobre a IA, que está prevista para 2021.

A vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, que participou na terça-feira no debate que antecedeu o voto, afirmou que o executivo comunitário partilha as mesmas ambições que o plenário.

"Partilhamos a ambição de criar um quadro legal para a inteligência artificial na Europa, para que as pessoas possam beneficiar de produtos e serviços de IA que sejam seguros e que respeitem os direitos e valores europeus fundamentais", afirmou Vestager.

O PE encontra-se reunido em sessão plenária esta semana, numa sessão que está a ser feita por videoconferência devido à pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório