Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Estados Unidos processam Google por monopólio ilegal e anticoncorrência

O Departamento de Justiça norte-americano entrou hoje com uma ação judicial contra a Google por violar leis 'antitrust', alegando monopólio ilegal dos mercados de publicidade e de buscas na internet, prejudicando consumidores e concorrência.

Estados Unidos processam Google por monopólio ilegal e anticoncorrência
Notícias ao Minuto

17:26 - 20/10/20 por Lusa

Tech Google

"A Google é a porta de entrada para a internet e um gigante da publicidade em buscas", disse o procurador-geral adjunto dos Estados Unidos, Jeffrey Rosen, numa conferência de imprensa, citado pela agência AP.

Segundo Jeffrey Rosen, a Google "manteve seu poder de monopólio através de práticas excludentes que são prejudiciais à concorrência".

Os casos 'antitrust' (relacionados com práticas de monopólio) na indústria de tecnologia precisam de avançar rapidamente, defendeu o procurador-geral adjunto, acrescentando que se isso não acontecer, há risco de se perder "a próxima onda de inovação".

Esta ação 'antitrust' contra a Google é a mais significativa em pelo menos duas décadas.

O procurador-geral adjunto do Departamento de Justiça explicou que o processo indica que a Google apoia o seu papel de "principal guardião do acesso" à internet através de "uma rede ilegal de acordos exclusivos que prejudica concorrentes", avança a agência EFE.

Entre eles, o responsável citou o pagamento de milhões de dólares à Apple para colocar o motor de busca da Google como o básico nos iPhones e a proibição de integrar motores de concorrentes através de contratos especiais.

A Google respondeu na rede social Twitter, afirmando que "o processo judicial do Departamento de Justiça é profundamente fraco".

"As pessoas usam o Google porque querem - não porque são forçadas ou porque não conseguem encontrar alternativas", afirmou a empresa.

O gigante da tecnologia com sede em Mountain View, Califórnia, uma subsidiária da Alphabet, controla cerca de 80% das pesquisas na internet nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, os gigantes da tecnologia têm enfrentado críticas de diferentes governos e blocos, como a União Europeia (UE), devido ao grande poder que acumulam, aos benefícios exorbitantes que obtêm e aos baixos impostos que pagam.

Outros grandes conglomerados digitais como Facebook, Apple ou Amazon estão sob investigação de reguladores e legisladores, preocupados com possíveis casos de abuso de poder.

Com a transformação da Google num dos gigantes da tecnologia, a empresa tem sido seguida de perto pelas autoridades dos Estados Unidos, e a Comissão Federal de Comércio do país, que também tem autoridade para investigar casos de monopólio, já realizou investigações em torno da Google, embora tenha encerrado em 2013 sem provas suficientes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório