Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2020
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Google processada pelo Departamento de Justiça dos EUA

É possível que se sigam a Amazon, a Apple e o Facebook.

Google processada pelo Departamento de Justiça dos EUA

O Departamento de Justiça dos EUA processou a Google por, alegadamente, a empresa manter ilegalmente monopólios nos ramos da publicidade e dos motores de busca. É esta a conclusão da investigação do governo norte-americano, a qual teve uma duração de vários meses e envolveu um total de 11 estados.

O mesmo processo indica que a Google tem adotado práticas anti-competitivas para manter o seu monopólio, o qual resulta em 160 mil milhões de dólares em vendas anuais. De notar que grande parte desta receita deriva do motor de busca Google onde, diz o CNet, são feitas 90% das pesquisas em todo o mundo.

O facto de a Google também pré-instalar os seus serviços em praticamente todos os smartphones com sistema Android também não foi bem visto pelo Departamento de Justiça, que considerou a prática uma forma de limitar o alcance e crescimento de serviços rivais.

A Google pode estar a ser atingida por este processo mas é provável que não seja a única. Nas mesmas audiências onde participou o CEO da Alphabet, responsável pela tecnológica de Mountain View, estiveram ainda presentes os líderes do Facebook, da Amazon e da Apple. Dado que todas estas gigantes foram acusadas de manterem monopólios nas respetivas áreas, é possível que também possam vir a ser processadas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório