Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

NASA criou novo veículo para investigar crateras de planetas vizinhos

O DuAxel é composto por dois rovers, cada um com duas rodas.

NASA criou novo veículo para investigar crateras de planetas vizinhos
Notícias ao Minuto

18:00 - 19/10/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Lançar uma missão a um planeta vizinho não é apenas pensar no desenvolvimento de foguetes, mas também nos equipamentos necessários para analisar o terreno. O DuAxel é o mais recente veículo idealizado pela NASA, sendo na verdade composto por dois rovers.

Como pode ver no vídeo abaixo, o DuAxel é composto por dois rovers separados com duas rodas cada, tendo sido especialmente concebido para analisar as crateras de planetas rochosos. No vídeo é possível verificar como um dos rovers é capaz de aguentar o peso do veículo, enquanto o outro desce uma encosta suportado por um cabo. Uma vez posicionado, este rover é usado para analisar o solo.

“O DuAxel teve um excelente desempenho de campo, demonstrando com sucesso a sua capacidade de abordar terreno desafiante, ancorar e desbloquear o rover Axel. O Axel fez então manobras autónomas descendo encostas rochosas e íngremes, estendendo os seus instrumentos sem necessidade de um braço robótico”, pode ler-se no comunicado da NASA.

Atualmente, a ideia dos investigadores passa por desenvolver este veículo para que possa ser encarado como opção para o futuro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório