Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Notícias falsas são mais populares do que nunca no Facebook

A interação com artigos imprecisos ou enganadores quase triplicou em relação às eleições presidenciais dos EUA de 2016.

Notícias falsas são mais populares do que nunca no Facebook

Desde as eleições presidenciais dos EUA de 2016 que redes sociais como o Facebook procuram solucionar o problema da desinformação nas suas plataformas. Porém, parece que o combate não está a ser eficaz, verificando-se que este tipo de conteúdo é hoje em dia mais popular do que há quatro anos.

Um estudo levado a cabo pelo German Marshall Fund Digital (GMF Digital) dos EUA revela que as interações no Facebook com sites considerados enganadores aumentaram 242% desde o terceiro trimestre de 2016. Mais ainda, o número de artigos enganadores produzidos aumentou 102%, enquanto o número de artigos manipulados teve um crescimento de 293%.

“A desinformação está a infectar o nosso discurso democrático a níveis que ameaçam a saúde a longo-prazo da nossa democracia. Alguns sites a mascararem-se de portais de notícias estão a espalhar informação ainda mais falso e manipulador do que no período da eleição de 2016”, afirmou em comunicado a diretora do GMF Digital, Karen Kornbluh.

Em reação, o Facebook adiantou que o estudo não levou em conta o progresso que a empresa fez no combate à desinformação desde 2016. A empresa adianta que “construiu a maior rede de verificação de factos em qualquer plataforma” e garante que investiu em “destacar reportagens informativas e originais”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório