Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Gigantes tecnológicas alvo de relatório 'demolidor' do Congresso dos EUA

O relatório recomenda que estas empresas sejam desmanteladas.

Gigantes tecnológicas alvo de relatório 'demolidor' do Congresso dos EUA
Notícias ao Minuto

09:23 - 07/10/20 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Concorrência

O Congresso dos EUA publicou um relatório onde acusa a Apple, a Alphabet (Google), a Amazon e o Facebook de “controlarem o mercado” e de abusarem dos respetivos monopólios, conta a CNBC.

O relatório - fruto de uma investigação que durou 16 meses - aponta que as quatro gigantes tecnológicas dominam diferentes áreas: a Google na área dos motores de busca com o Search, a Apple através da sua App Store; a Amazon no que diz respeito ao comércio eletrónico; e o Facebook ao adquirir os rivais e de copiar funcionalidades para conquistar os utilizadores.

O documento de 450 páginas contém ainda recomendações para lidar com estas quatro empresas, entre elas o desmantelamento em empresas mais pequenas e encarar futuras aquisições como uma prática anti-competitiva

O relatório não acarreta consequências jurídicas em si, mas os legisladores estão confiantes de que suas descobertas encorajarão os formuladores de políticas a agirem.

Os republicanos no painel do Congresso não assinaram o relatório e disseram em entrevistas nos últimos dias que, embora também estejam preocupados com o tamanho dessas empresas, não concordam com algumas das recomendações feitas pelos democratas.

Até ao momento, somente a Amazon se pronunciou sobre o assunto, alertando num comunicado que intervenções "erradas" no mercado livre tirariam milhões de retalhistas independentes das lojas online e prejudicariam os consumidores, que teriam menos opções de compras e preços mais altos.

"As grandes empresas não são dominantes por definição", disse Amazon, que apontou que é errado supor que "o sucesso só pode ser o resultado de um comportamento anti-competitivo".

Além disso, é errado distinguir entre retalho online e físico, uma vez que considera que se trata de um mercado único.

A empresa representa menos de 1% do mercado retalhista global e menos de 4% do retalho nos Estados Unidos, de acordo com os dados que fornece.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório