Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

BMW Série 2 Gran Coupé. Diversão na estrada garantida

O exterior não será do agrado de todos mas a condução, a eficência e o interior não enganam. É um dos carros mais interessantes da BMW dos últimos tempos.

A BMW costuma ser associada a carros elegantes, confortáveis e com um nível de diversão na condução acima da média. O BMW Série 2 Gran Coupé que tivemos oportunidade de conduzir será certamente um dos veículos mais ‘divisivos’ entre os fãs da marca alemã mas, depois de o experimentarmos, não temos dúvida que a opinião será maioritariamente positiva.

Começando pelo aspeto exterior, agradou-nos a parte dianteira. A área frontal é menos imponente do que se costuma verificar com outros modelos da BMW mas, tratando-se de um veículo posicionado de uma forma diferente dos modelos tradicionais, consideramos que é uma um design aceitável. A área dianteira transmite um carro mais espevitado e agressivo, longe da compostura e elegância do que é esperado da BMW.

Todavia, não ‘morremos de amores’ pela área traseira, onde os faróis têm um formato um pouco mais fino do que é habitual. A distância entre os eixos também denuncia que o BMW Série 2 Gran Coupé não é um carro como se costuma encontrar no portefólio da marca, parecendo quase saído de um ‘hatchback’.

A situação fica menos ambígua no interior do BMW Série 2 Gran Coupé, em que qualquer condutor experimentado da BMW se sentirá automaticamente em ‘casa’. Não há grandes loucuras, devaneios ou espaço para experimentação, esta é um interior à imagem da BMW para o melhor (e, para quem conseguir encontrá-lo, pior) e vem recheado com praticamente todas as opções que poderia esperar. É uma nota indubitavelmente positiva, sobretudo levando em conta a capacidade de isolar ruído da estrada.

Notícias ao Minuto© BMW

Enquanto os passageiros da área frontal do habitáculo poderão desfrutar de espaço e conforto, o mesmo não poderão dizer os passageiros mais altos da área traseira. O tejadilho tem uma ‘queda’ acentuada na área traseira que, no caso de passageiros com uma altura superior a 1,75/80m, pode resultar em algumas cabeçadas.

Sobre a condução propriamente dita, não será difícil ficar agradado com o BMW Série 2 Gran Coupé. Trata-se de um carro com tração dianteira que faz que seja particularmente divertido conduzi-lo em estradas mais estreitas e, de preferência, com muitas curvas. Mesmo que o piso seja um pouco irregular, a suspensão é capaz de lidar com ela de forma agradável sem comprometer o conforto do condutor e dos respetivos passageiros.

A versão 220d a Diesel que conduzimos foi particularmente impressionante no teste em auto-estrada, onde o consumo se mostrou muito generoso. Basta dizer que conseguimos ir de Lisboa ao Algarve e voltar (com espaço para outras voltinhas) sem nos preocuparmos sequer em pensar em abastecer. Mesmo com caixa automática, o BMW Série 2 Gran Coupé demonstrou um consumo eficiente, que quase nos levou a pensar que, afinal, caixa manual pode ser sobrevalorizada.

Notícias ao Minuto© BMW

O BMW Série 2 Gran Coupé é um carro que, mesmo que não seja do agrado dos fãs ‘hardcore’ da marca, poderá tornar-se um autêntico sucesso entre a geração mais nova. O design exterior parece querer apontar a marca a outros segmentos enquanto o interior mantém todo o ‘know-how’ que tornou a BMW uma marca incontornável do segmento de gama média/alta.

O que realmente ‘venderá’ o BMW Série 2 Gran Coupé será mesmo a condução. Os cerca de 32 mil euros que custa a versão base deste modelo valerão certamente ser equacionados pelos adeptos de carros que queiram saber o que é diversão na estrada. Um dos modelos mais interessantes da BMW dos últimos tempos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório