Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Netflix. Documentário sobre redes sociais não deixa ninguém indiferente

‘The Social Dilemma’ defende que os mecanismos internos das atuais redes sociais deviam ser redesenhados.

Netflix. Documentário sobre redes sociais não deixa ninguém indiferente

As redes sociais são hoje em dia consideradas parte do nosso dia-a-dia. Com notícias, memes e atualizações dos nossos amigos, há vários motivos para o levar a entrar no seu ‘feed’ várias vezes por dia para saber o que há de novo. No entanto, já parou para pensar nos mecanismos internos destas plataformas e como o conseguem continuar a atrair?

Este é o tema do documentário que pode atualmente ser encontrado de forma recorrente entre os conteúdos mais populares da Netflix. ‘The Social Dilemma’ - ‘O Dilema das Redes Sociais’, em português - procura explicar como os algoritmos e motores de busca são criados para manter os utilizadores a interagir. Mesmo coisas tão simples como o botão ‘Gosto’ têm uma razão de ser, conta o seu co-inventor, Justin Rosenstein, que é entrevistado no documentário.

‘The Social Dilemma’ conta ainda com as participações de outras personalidades conhecidas como é o caso do antigo presidente do Pinterest e ex-Diretor de Monetização do Facebook, Tim Kendall.

O documentário não cai no erro (fácil) de atribuir apenas efeitos negativos às redes sociais, apontando alguns benefícios mas defendendo ao mesmo tempo que os seus algoritmos deveriam ser redesenhados com maior nível de responsabilidade. De contrário, a sociedade como a conhecemos poderá vir a passar por um triste desfecho.

Abaixo pode ver o trailer de ‘The Social Dilemma’.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório