Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Facebook quer pagar a utilizadores para suspenderem contas na rede social

A empresa quer estudar o impacto das redes sociais no processo democrático.

Facebook quer pagar a utilizadores para suspenderem contas na rede social

Com as eleições presidenciais marcadas para o dia 3 de novembro, os EUA estão atualmente em plena campanha. Esta é uma fase a que o Facebook está atento de forma a mitigar qualquer campanha de desinformação que surja nas suas redes sociais mas, aparentemente, este também foi o momento escolhido para iniciar uma investigação especial.

A tecnológica quer verificar os efeitos das redes sociais no processo democrático e, para tal, admite pagar a determinados utilizadores para suspenderem as respetivas contas não só no Facebook como também no Instagram. No estudo foram também incluídos 17 investigadores independentes e admite-se que possa envolver até 400 mil pessoas só nos EUA.

"Precisamos de compreender melhor se as redes sociais nos tornam mais polarizados enquanto sociedade ou se reflete as divisões que já existem; se ajudam a informar melhor as pessoas sobre política ou se afeta o comportamento das pessoas em relação ao governo e à democracia, incluindo se e como votam", pode ler-se na publicação do Facebook.

Ainda que o Facebook não indique na publicação que pretende pagar aos participantes, a jornalista Elizabeth Dwoskin do Washington Post encontrou indícios (abaixo) que esta prática pode ser levada adiante.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório