Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Ferramenta estabelece ligações a partir de notícias dos últimos 20 anos

Um antigo estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu uma ferramenta que facilita a pesquisa e permite estabelecer ligações entre entidades a partir de notícias publicadas em jornais 'online' ao longo dos últimos 20 anos. 

Ferramenta estabelece ligações a partir de notícias dos últimos 20 anos
Notícias ao Minuto

12:16 - 28/08/20 por Lusa

Tech Media

Numa nota publicada hoje no 'site' da Universidade do Porto, o gabinete de comunicação da FEUP avança que a ferramenta, intitulada 'Desarquivo' e desenvolvida por Miguel Ramalho, foi recentemente distinguida com o Prémio Arquivo.pt 2020, no valor de 10 mil euros.

A ferramenta online, desenvolvida concomitantemente com uma tese de mestrado integrado em Engenharia Informática e Computação, é totalmente gratuita e visa facilitar a pesquisa, estabelecendo ligações entre entidades - pessoas, organizações ou locais - através de notícias dos últimos 20 anos.

Citado no comunicado, o antigo estudante da FEUP, explica que a ferramenta surgiu "depois de ver os resultados da investigação do International Consortium of Investigative Journalist sobre o Luanda Leaks e a forma como tinham conseguido organizar e analisar tanta informação".

"Pensei que, com mais uma ou duas coisas que já conhecia, como técnicas de reconhecimento de entidades, e um conjunto de documentos de igual dimensão relevantes no contexto português, se podia fazer algo interessante e abrangente", explica.

Esta ferramenta, que pode ser acedida por jornalistas, investigadores ou pelo cidadão comum, surge com o intuito de "democratizar e complementar o jornalismo de investigação e a verificação dos factos", assegura a FEUP, esclarecendo que os resultados podem ser apresentados em formato de grafo ou de rede de relações.

Os próximos passos passam por "aprimorar" a ferramenta em termos de funcionalidade e arquitetura, bem como adicionar mais fontes de informação e novas formas de anotar e encontrar ligações relevantes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório