Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal entre países com maior percentagem de ataques por phishing

O phishing, sublinha a Kaspersky em comunicado, "é um dos ataques de engenharia social mais antigos e flexíveis do cibercrime.

Portugal entre países com maior percentagem de ataques por phishing
Notícias ao Minuto

23:30 - 18/08/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Kaspersky

A mais recente investigação da Kaspersky sobre spam e phishing, realizada no segundo trimestre de 2020, ou seja entre abril e junho, indica que "Portugal é o segundo país com a maior percentagem de utilizadores atacados por phishers (13,51% do total de utilizadores)".

E durante esse período foram também "detetados vários novos truques de phishing, desde e-mails de despedimento enviados em nome de departamentos de Recursos Humanos a ataques disfarçados de notificações de entrega".

O phishing, sublinha a Kaspersky em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, "é um dos ataques de engenharia social mais antigos e flexíveis do cibercrime, utilizado de muitas formas e para diferentes fins, com o objetivo de atrair utilizadores menos precavidos para um determinado website, levando-os a fornecer informações pessoais a hackers mal intencionados".

Dessas informações constam "credenciais financeiras, tais como palavras-passe de contas bancárias e detalhes de cartões de pagamento", mas também "dados de login de contas nas redes sociais".

Informações que, reforça a Kaspersky, uma vez "nas mãos erradas" abrem portas "a várias operações maliciosas", de que são exemplo "o roubo de dinheiro" e "o comprometimento de redes corporativas".

"Ao analisar os resultados do primeiro trimestre, assumimos que a COVID-19 seria o tema principal para os spammers e phishers no segundo período do ano. E isso verificou-se. Embora o tradicional envio de spam sem mencionar a pandemia tenha persistido, notámos que os phishers adaptaram os seus antigos esquemas para os tornar mais relevantes no atual contexto, criando novos truques", comenta Tatyana Sidorina, perita em segurança da Kaspersky.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório