Seria de esperar que quando apagasse uma fotografia ou vídeo no Instagram que os ficheiros fossem removidos dos servidores da empresa. Porém, diz o investigador de segurança Saugat Pokharel que não foi isto que aconteceu.
O investigador contou ao TechCrunch que soclitiou ao Instagram uma cópia de todo o conteúdo (fotografias, vídeos e mensagens) partilhado por si na rede social, um conjunto que aparentemente incluía dados apagados há mais de um ano. Pokharel reportou a situação ao Instagram, que defendeu-se afirmando que o problema estava relacionado com um erro que, entetanto, foi corrigido. O investigador também recebeu um prémio de 6 mil dólares (5 mil euros) por descobrir o erro.
“O investigador reportou uma questão em que as imagens e mensagens apagadas do Instagram eram incluídas numa cópia da sua informação se usassem a ferramenta do Instagram. Resolvemos o assunto e não vimos provas de abusos. Agradecemos ao investigador por reportar o problema”, pode ler-se no comunicado da empresa.