Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Apple toma decisão de banir 'Fortnite' da App Store

A Epic Games não demorou a reagir e processou a tecnológica de Cupertino.

Apple toma decisão de banir 'Fortnite' da App Store
Notícias ao Minuto

07:49 - 14/08/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Fortnite

A Apple decidiu banir o jogo online ‘Fortnite’ depois de a Epic Games implementar um sistema que permitia que os jogadores fizessem compras no jogo contornando as taxas cobradas pela App Store.

“A Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas a todos os developers e criadas para manter uma loja segura para os nossos utilizadores. Como resultado a app de ‘Fortnite’ foi removida da loja”, pode ler-se no comunicado da Apple. É ainda explicando que a Epic Games “ativa uma funcionalidade na sua app que não foi analisada ou aprovada pela Apple”, uma ação que foi feita com “a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store”.

A Apple adianta ainda que fará “um esforço para trabalhar com a Epic Games para resolver estas violações” mas, no que diz respeito à produtora de videojogos, parece que a empresa está disposta a levar a situação adiante.

Conta o The Verge que a Epic Games processou a Apple por ter decidido remover ‘Fortnite’ da sua loja online, acusando a ‘Empresa da Maça’ de “práticas injustas e anti-competitivas” e de ter “poder de monopólio no mercado de distribuição de apps no iOS”.

“Por outras palavras, os developers de apps são coagidos a usar as compras dentro das apps [com taxas aplicáveis] por virtude de quererem usar a App Store”, pode ler-se no processo da Epic Games, onde a empresa diz “continuar a sofrer danos irreparáveis”.

O caso será agora analisado pelo tribunal da California onde o processo foi apresentado. De notar que quem tenha ‘Fortnite’ instalado no iOS continuará a conseguir jogar e até fazer compras. Todavia, a app não pode ser de momento descarregada da App Store.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório