Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

BMW X2. Uma viagem para recordar pela Costa Vicentina

Tivemos oportunidade de dar uma volta nesta nova proposta da marca alemã, mais indicada para famílias mas ainda merecedor da atenção de quem gosta de se divertir.

BMW X2. Uma viagem para recordar pela Costa Vicentina

Há uma série de características inerentes e linhas de design a qualquer veículo que seja adequado para famílias. À primeira vista, o BMW X2 seria um claro pretendente a qualquer comprador deste tipo de segmento mas, felizmente, há muito mais para desfrutar nesta nova proposta da BMW.

A BMW Group deu ao Notícias ao Minuto a oportunidade de experimentar o BMW X2 sDrive18d e, aproveitando o bom tempo das últimas semanas, decidimos rumar à Costa Vicentina para melhor desfrutar da experiência.

O fim de semana de Sol combinou em pleno com a cor dourada deste X2. A cor não lhe dá apenas um ar distinto e, ainda que ao início possa parecer demasiado ‘berrante’, confere-lhe uma personalidade especial estranhamente condizente com o Sol tórrido que nos acompanhou na viagem. Mais do que isso, e como poderá constatar pela galeria acima, é uma cor que se presta bem a fotografias.

O design exterior dá uma pista do tipo de veículo que é este X2 da BMW. Enquanto a parte frontal parece saída de um convencional ‘crossover’ ou SUV’, a parte traseira parece saída de um ‘hatchback’ que promete jovialidade e diversão. Em retrospetiva, é um design que tem tanto de conservador como de promissor e entusiasmante.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

O interior oferece bons acabamentos e bancos confortáveis que até  pessoa mais exigente conseguirá ajustar ao seu próprio jeito, exibindo bastante espaço sobretudo nos lugares traseiros. São estes mesmos lugares que podemos anular para ficar com uma bagageira verdadeiramente imponente de 470 litros. Nota-se no entanto que, em favor do já citado design da área traseira, a BMW teve de comprometer o tamanho da bagageira normal. Continua a ser grande e mais do que suficiente para uma utilização normal mas, para um carro desta categoria, estávamos à espera de um pouco mais.

De resto, o interior providencia todas as funcionalidades que têm marcado os últimos BMW. Apesar disso, o sistema de navegação precisava de ser alvo de uma revisão de modo a eliminar tantos passos quanto possível em escolher uma direção mas, de resto, nada a dizer. Temos no entanto de referir que o BMW X2 era um daqueles carros onde não ficava nada mal um tejadilho.

O grande ponto negativo do BMW X2 é mesmo a visibilidade algo reduzida devido aos pilares, tanto frontais como traseiros. Ambos conferem ao carro um aspeto mais robusto, o que acaba por comprometer um pouco a visibilidade em curvas ou a fazer marcha atrás. Pode ser um problema que se desvanece com hábito mas, nos primeiros tempos, é capaz de causar alguma impressão.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

O interior

Passando para a condução, este é mais um parâmetro onde o BMW X2 mostra tudo o que é capaz. A condução segura e capacidade de realizar curvas de forma firme é complementada pela responsividade do volante. Apesar das mudanças automáticas, está presente a capacidade de alterar para mudanças manuais com manípulos dos dois lados do volante.

O resultado é a já citada versatilidade do BMW X2, um carro tão bom para famílias como para quem pretende pegar nele para conduzir por diversão. Percorrer a costa alentejana com o BMW X2 em estradas de terra é levá-lo para o seu elemento, onde ele mostra a sua verdadeira ‘face’. É também aqui que as suspensões independentes se revelam, mostrando-se firmes, devidamente equilibradas e com uma ‘postura’ estranhamente desportiva.

Quanto ao que se encontra por baixo do ‘capot’, encontramos um motor com 1995cc e 150 cavalos de potência capaz de levar o X2 dos 0 aos 100km/h em pouco mais de 9 segundos. No que diz respeito a consumo, uma condução cuidada deverá ajudá-lo a atingir médias entre os 5 e os 6 l/100 km.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Considerações finais

Há um crescente afastamento do diesel mas, falando sobre o BMW X2, diríamos que ainda há bons argumentos para considerar um veículo deste tipo. A versatilidade do estilo de condução é um dos maiores argumentos deste modelo, com o espaço e bons acabamentos do interior a darem motivos acrescidos para considerar o BMW X2 como a sua próxima compra.

O preço deste BMW X2 sDrive18d situa-se nos 49 mil euros, um valor alto mas que, dadas as qualidades deste modelo, consideramos adequado para um carro desta gama e que exibe tamanha versatilidade. É uma proposta ideal para quem procura um veículo para a família mas que mantenha o ‘atrevimento’ necessário para continuar a manter uma relação saudável.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório