Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cientistas querem que NASA passe por Vénus antes de chegar a Marte

"Não existe qualquer razão pela qual não se fique entusiasmado com esta abordagem de 'dois planetas pelo preço de um'", defende um novo artigo científico, que foi desenvolvido por vários especialistas de renome na área.

Cientistas querem que NASA passe por Vénus antes de chegar a Marte
Notícias ao Minuto

07:30 - 13/07/20 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

A NASA quer mandar em 2030 missões tripuladas a Marte. Contudo, segundo vários cientistas, antes de aterrarem no planeta vermelho, os astronautas deveriam aproveitar e passar por Vénus. 

A sugestão foi defendida num novo artigo escrito por vários investigadores na revista científica 'Acta Astronautica', que acreditam que esta paragem no segundo planeta do Sistema Solar pode oferecer benefícios à missão a Marte.

Entre os argumentos, cita o The New York Post, destacam-se: "Um melhor aproveitamento da energia que requer a missão a Marte" e o facto de se "visitar um segundo planeta".

"A passagem humana em Vénus não é só uma viagem gratuita é também uma mais valia para toda a missão. (...) Não existe qualquer razão pela qual não se fique entusiasmado com esta abordagem de 'dois planetas pelo preço de um'", pode ler-se no artigo, que contou com a participação de dezenas de cientistas de organizações e universidades de prestígio, tais como, a Universidade Johns Hopkins e a NASA JPL

Os investigadores detalham ainda que a paragem em Vénus acrescenta pouco menos de um ano ao plano de viagem inicial. Contudo, se a missão avançar com a passagem no segundo planeta, existe a possibilidade de se verificar um "aumento do risco de radiação solar" a que estarão expostos os astronautas, em comparação com uma missão apenas com rumo a Marte. 

Conhecido como 'Gémeo mau da Terra', o planeta Vénus tem condições climáticas extremamente inóspitas, sendo que as temperaturas podem atingir os 462 graus. No final de 2019, a NASA revelou estar a trabalhar numa aeronave pensada especialmente para explorar este planeta, que tem mais vulcões do que qualquer outro corpo celestial no Sistema Solar. 

No início deste mês, a agência norte-americana também anunciou que decidiu adiar o lançamento da sua nova missão de levar um rover a Marte - a Perseverance - e que a mesma não acontecerá antes de 30 de julho

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório