Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cortiça portuguesa usada em foguetão da SpaceX

A Corticeira Amorim forneceu a SpaceX, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou esta segunda-feira o presidente da empresa, António Rios Amorim.

Cortiça portuguesa usada em foguetão da SpaceX
Notícias ao Minuto

18:52 - 06/07/20 por Lusa

Tech Foguetão

o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde que a NASA parou" de lançar os próprios vaivéns, disse o gestor, durante um debate sobre "40 anos de Ciência e Conhecimento: capacitar as empresas para os novos desafios", organizado pelo INESC, no Porto.

Este segmento de negócio, que faz parte do esforço da corticeira em diversificar atividade, terá rendido entre três e quatro milhões de dólares (1,7 milhões de euros a 2,6 milhões de euros) e é "a aplicação a seguir a rolha que mais traz valor acrescentado", segundo Rios Amorim.

A empresa, que trabalhava antes com a NASA para fornecer componentes de foguetões que são obrigatoriamente de cortiça, produz as peças nos EUA, por ser mais fácil de certificar, mas a cortiça é portuguesa.

No mesmo debate, sobre inovação e ligação entre empresas e instituições de conhecimento, o presidente do Conselho de Administração da Sonae, Paulo Azevedo, defendeu que a evolução das empresas e da ciência tem acontecido "em paralelo", referindo que discorda da "narrativa" de que as duas dimensões nem sempre se ajudam.

"Discordo da análise e narrativa de que não havia ciência em Portugal e agora é espetacular e as empresas não conseguem usar a ciência. É a narrativa errada", referiu.

"O progresso na ciência foi fabuloso, mas nas empresas também foi muito grande", adiantou.

Para o presidente da Sonae é ainda importante dar mais formação a trabalhadores que só têm capacidades usadas em negócios de pouco valor acrescentado.

"Acho que as coisas estão a evoluir nos nossos setores tradicionais, mas temos o que temos. Temos uma faixa muito grande de pessoas com qualificações que não vão além do ensino básico", destacou, adiantando que existem muitas formações que podem ajudar estes trabalhadores a reformular as suas competências.

Por sua vez, Isabel Furtado, presidente da TMG Automotive, realçou que é "difícil trazer doutorados para meio industrial".

"Habituam-se a meio académico que é muito diferente da indústria", afirmou.

A gestora apontou o problema da "falta de comunicação" e pediu uma maior "'network' [ligação em rede] entre as empresas e academia".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório