Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Praias. App de alunos de S. João da Madeira vence prémio internacional

A aplicação telefónica desenvolvida por estudantes de São João da Madeira para indicar a lotação de 580 praias portuguesas durante a pandemia foi uma das vencedoras da competição internacional 'Apps for Good', revelou hoje a Escola Secundária Serafim Leite.

Praias. App de alunos de S. João da Madeira vence prémio internacional
Notícias ao Minuto

11:15 - 27/06/20 por Lusa

Tech App

Segundo fonte do estabelecimento de ensino que foi fundado em 1958 no distrito de Aveiro, e que é a escola estatal com melhor média de resultados nos exames nacionais de 2019, segundo um ranking hoje divulgado, após avaliação de 514 instituições públicas e privadas, em causa está o concurso cuja designação é traduzível por 'Apps para o Bem'.

A iniciativa é promovida pela plataforma homónima que, com sede em Londres, se dedica ao ensino de tecnologias em espírito startup e seleciona regularmente para avaliação diversos projetos estudantis de computação científica desenvolvidos para smartphones ou tablets, propondo-se assim divulgar o potencial dessas criações para a transformação do mundo e da sociedade.

A categoria em que os estudantes portugueses competiam era a 'People's Choice Award', que visa distinguir especificamente as "Escolhas do Público" mediante uma votação online patrocinada pela marca americana Marsh, líder mundial em seguros e gestão de risco. Entre outros 13 projetos do Reino Unido e um dos Estados Unidos da América, a vitória coube assim à aplicação 'SandSpace' ('Espaço de Areia'), concebida em maio ao longo de quatro dias de trabalho remoto por alunos do 12.º ano do Curso Técnico-Profissional de Programação da Escola Secundária Serafim Leite - nomeadamente Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, sob orientação da professora Fátima Pais.

Segundo fonte da plataforma britânica, a fase de pré-seleção envolveu "centenas de projetos" e apurou "dezasseis finalistas em seis categorias". Além da rubrica intitulada 'People's Choice Award', ganha pela aplicação 'SandSpace', as outras cinco modalidades competitivas eram: 'Exploradores Digitais', apoiada pela marca LEGO; 'Tecnólogos do Futuro', suportada pela BNY Mellon; 'Fundadores e Líderes', pela Eight Roads; 'Inovadores Globais', pela Spotify; e 'Heróis da Comunidade', pela Vodafone.

A 'SandSpace' está disponível para 'download' gratuito em dispositivos com sistema operativo Android e, num agradecimento público bilingue pela distinção, Bruno Dylan, um dos coautores do projeto, declara: "Gostávamos de agradecer a toda a gente que nos ajudou a criar, divulgar a apresentar a nossa aplicação. Isto não é só nosso - é de Portugal".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório