Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Apple. iOS e afastamento da Intel entre os destaques da apresentação

A apresentação de abertura do WWDC foi feita num formato exclusivamente online.

Apple. iOS e afastamento da Intel entre os destaques da apresentação
Notícias ao Minuto

08:57 - 23/06/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

A pandemia de Covid-19 fez com que a Apple fosse obrigada a fazer a apresentação de abertura do Worldwide Developers Conference (WWDC) num formato 100% online, apresentando as grandes novidades que chegarão aos utilizadores e developers dos seus produtos nos próximos meses.

Acreditava-se que a Apple pudesse desvendar alguns novos produtos como um novo iMac ou até apresentar mais detalhes sobre os AirTags mas o foco acabou por ser software, isto é, todas as atualizações de previstas para as suas plataformas.

O iOS 14 foi, claro, um dos grandes focos da apresentação. Além do foco na fluidez e desempenho, o iOS 14 oferecerá melhorias de interface que ajudarão a organizar as diferentes aplicações. Outra grande novidade são os ‘widgets’ que, depois de anos de presença no sistema Android, chegam finalmente ao iOS com informações exibidas mais claramente. Há também mudanças para a Messages e ainda uma nova app de tradução de nome Translate.

O watchOS 7 também surgiu na apresentação da Apple, com a grande novidade a ser a capacidade de o relógio analisar a qualidade do sono do utilizador. Mais do que isso, o software inclui funcionalidades que, por exemplo, permitem reduzir a distração proveniente de outros dispositivos eletrónicos para ajudar a descansar a mente e ajudar a dormir.

Já no que diz respeito ao iPadOS 14 a palavra de ordem parece ter sido produtividade, sobretudo para quem tem uma caneta Apple Pencil. A Apple tornou a caneta mais útil, incluindo reconhecimento de caligrafia e ainda a capacidade de editar e mover como for do agrado.

O macOS foi um dos últimos destaques da apresentação da Apple com uma nova atualização de nome “Big Sur”. Trata-se de uma grande mudança no que diz respeito a interface e funcionalidades, com diversas particularidades do iOS e iPadOS a estarem agora disponíveis também em macOS como é o caso do Centro de Controlo. Porém a maior novidade neste departamento foi a notícia do afastamento da Intel em favor dos processadores “Apple Silicon”. A Apple adiantou que a transição para estes processadores demorará cerca de dois anos, garantindo que pretende prestar todo o apoio possível a developers para fazerem a transição das respetivas apps.

Sobre as atualizações dos seus sistemas operativos, a Apple já disponibilizou as versões beta para developers e adiantou que ficarão disponíveis publicamente a partir de julho. Quanto aos lançamentos oficiais, estão previstos para o outono.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório