"O trampolim funciona", disse hoje Elon Musk entre risos numa conferência de imprensa ao lado do administrador da agência espacial norte-americana, aludindo a uma afirmação proferida em 2014 pelo diretor da agência espacial russa, Dmitri Rogozin.
Na altura, um período de tensão entre EUA e Rússia, Moscovo tinha ameaçado interromper a cooperação espacial com Washington e Rogozin disse que sem a ajuda dos russos, os americanos iam precisar de "um trampolim" para chegar à Estação Espacial Internacional.
A piada de Musk desencadeou várias publicações nas redes sociais em que Rogozin é ridicularizado, levando mesmo a que o nome do diretor da Roscosmos se tornasse "tendência" na rede social Twitter.
Por causa disso, o porta-voz da Roscosmos, Vladimir Ustimenko, afirmou no Twitter que "não se compreende bem a histeria desencadeada pelo lançamento bem sucedido da cápsula Crew Dragon".
"Aconteceu o que já devia ter acontecido há muito tempo", comentou.
O lançamento bem sucedido do foguetão Falcon 9 da empresa SpaceX foi o primeiro voo espacial com passageiros a descolar dos Estados Unidos em nove anos.
A bordo da cápsula Crew Dragon, colocada na ponta do foguetão, seguem dois astronautas americanos que deverão acoplar a nave com a Estação Espacial Internacional.