Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Investigadores detetam ritmo nas 'pulsações' de estrelas

Um ponto de partida para futuras investigações sobre estes astros.

Investigadores detetam ritmo nas 'pulsações' de estrelas
Notícias ao Minuto

12:57 - 14/05/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Um novo estudo publicado na revista Nature indica que um grupo de investigadores foi capaz de detatar um ritmo na ‘pulsação’ em dezenas de estrelas Delta Scuti, as quais apresentam dimensões duas vezes maiores que a do nosso Sol.

O estudo é da autoria de um grupo de investigadores da Universidade de Sidney, que fizeram uso do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para detetar alterações no brilho das estrelas. Foi graças a esta ferramenta e um algoritmo que os investigadores conseguiram analisar as oscilações no brilho de uma amostra de 92 mil estrelas, revelando padrões semelhantes em mil estrelas. Eventualmente, este número foi reduzido para uma lista de 57 estrelas com ritmos que conseguiram ser padronizados, as quais estão a ma distância da Terra entre os 60 e os 1,400 anos-luz.

“Anteriormente encontrámos notas demasiado desorganizadas para compreender bem estas estrelas pulsantes. Era uma confusão, como ouvir um gato a andar num piano”, apontou um dos astrónomos da Universidade de Sidney, Tim Bedding. “Estamos agora numa posição para começar a analisar estas estrelas e usá-las como pontos de partida para nos ajudar a interpretar grandes números de outras estrelas no grupo que apresentam um espectro de pulsações mais complicados”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório