Investigadores detetam ritmo nas 'pulsações' de estrelas

Um ponto de partida para futuras investigações sobre estes astros.

Notícia

© NASA / TESS

Miguel Patinha Dias
14/05/2020 12:57 ‧ 14/05/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Espaço

Um novo estudo publicado na revista Nature indica que um grupo de investigadores foi capaz de detatar um ritmo na ‘pulsação’ em dezenas de estrelas Delta Scuti, as quais apresentam dimensões duas vezes maiores que a do nosso Sol.

O estudo é da autoria de um grupo de investigadores da Universidade de Sidney, que fizeram uso do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para detetar alterações no brilho das estrelas. Foi graças a esta ferramenta e um algoritmo que os investigadores conseguiram analisar as oscilações no brilho de uma amostra de 92 mil estrelas, revelando padrões semelhantes em mil estrelas. Eventualmente, este número foi reduzido para uma lista de 57 estrelas com ritmos que conseguiram ser padronizados, as quais estão a ma distância da Terra entre os 60 e os 1,400 anos-luz.

“Anteriormente encontrámos notas demasiado desorganizadas para compreender bem estas estrelas pulsantes. Era uma confusão, como ouvir um gato a andar num piano”, apontou um dos astrónomos da Universidade de Sidney, Tim Bedding. “Estamos agora numa posição para começar a analisar estas estrelas e usá-las como pontos de partida para nos ajudar a interpretar grandes números de outras estrelas no grupo que apresentam um espectro de pulsações mais complicados”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas