Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Jovens cientistas portugueses sensibilizam crianças para a Tecnologia

Um projeto liderado por dois jovens cientistas portugueses na Alemanha pretende sensibilizar crianças dos países de língua portuguesa a optarem pela frequência do ensino superior e, em particular, por carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Jovens cientistas portugueses sensibilizam crianças para a Tecnologia
Notícias ao Minuto

11:12 - 04/05/20 por Lusa

Tech Ciência

Liderado por Mariana Alves e Rafael Galupa, investigadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) na Alemanha, o projeto "Cartas com Ciência" tem como objetivo "fomentar trocas epistolares que permitam mitigar barreiras e preconceitos relacionados com o ensino superior e as carreiras de investigação, promovendo a literacia científica e a língua portuguesa".

A iniciativa, segundo um comunicado dos promotores hoje enviado à agência Lusa, será desenvolvida "através de correspondência por cartas entre crianças dos nove países de língua oficial portuguesa e investigadores lusófonos de todo o mundo", através do sítio https://www.cartascomciencia.org/.

O projeto é lançado na terça-feira, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

"Muitas destas crianças vão receber uma carta pela primeira vez", sublinha Mariana Alves, explicando que, durante um ano letivo, crianças e investigadores vão trocar um total de oito cartas em quatro rondas, sobre Investigação Científica e carreira, Ensino Superior, Obstáculos e desafios e como superá-los, e Reflexão e património da língua portuguesa".

Rafael Galupa acrescenta que "Cartas com Ciência" vai congregar "investigadores lusófonos espalhados pelo mundo em universidades e institutos, sendo para qualquer pessoa que exerça investigação científica, como técnicos de laboratório, doutorandos, investigadores em pós-doutoramento, chefes de investigação, docentes universitários, entre outros".

"Toda a organização é assegurada pela nossa equipa. Associaremos as turmas participantes - inscritas pelos respetivos professores, a um número de investigadores igual ao número de alunos de cada turma, adotando assim uma política que fomente a inclusão: todos os alunos de cada turma participam no programa independentemente do seu interesse inicial em carreiras científicas", frisa o investigador.

Segundo os responsáveis do projeto, os interesses académicos e/ou recreativos dos alunos - por exemplo, animais, espaço ou corpo humano, e futebol, leitura ou música -, serão tidos em conta na escolha dos investigadores com que se corresponderão".

Para Mariana Alves e Rafael Galupa, ao suscitar um maior interesse pelo universo do ensino superior e da ciência, o projeto constituiu um "passo estratégico" rumo à mudança social, promovendo "a redução das desigualdades e a qualidade na educação dos cidadãos lusófonos, duas das 17 metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas para 2030".

"Mais crianças encararão as carreiras de investigação e o ensino superior como uma possibilidade, especialmente em contextos desprivilegiados", salienta Mariana Alves, recordando o facto de oito dos nove países que têm o português como língua oficial serem países em desenvolvimento, "cinco deles na lista da ONU dos Países Menos Desenvolvidos".

A promoção do português como língua de conhecimento e de oportunidades, que é falada por mais de 250 milhões de pessoas no mundo, é outra das virtualidades destacadas no projeto "Cartas com Ciência".

"No entanto, para muitas crianças que vivem nos PALOP, não sendo o português a sua língua materna, é a língua da escola. É com base nesta realidade que pretendemos promover o português como língua de conhecimento e de oportunidades, de solidariedade e de cooperação entre os PALOP", realça Rafael Galupa.

O projeto conta com a parceria do Instituto Gulbenkian da Ciência e Universidade de Aveiro (Portugal), Osuwela (ONG moçambicana), Instituto Politécnico da Tundavala (Lubango, Angola), CISION e Idea Factory (Portugal).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório