Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19 Google publicará relatórios sobre mobilidade comunitária

A Google divulga hoje o seu primeiro relatório sobre mobilidade comunitária, no âmbito do combate à pandemia de covid-19, cobrindo inicialmente 131 países, entre os quais Portugal, que usa dados agregados e anónimos para mapear tendências de movimento.

Covid-19 Google publicará relatórios sobre mobilidade comunitária
Notícias ao Minuto

07:37 - 03/04/20 por Lusa

Tech Coronavírus

De acordo com fonte da Google, este relatório foi feito especificamente para a covid-19 e os seguintes serão atualizados "de maneira regular".

"À medida que as comunidades globais respondem à pandemia da covid-19, tem havido uma ênfase crescente nas estratégias de saúde pública, como medidas de distanciamento social, para diminuir a taxa de transmissão", refere a Google, no seu blogue.

"No Google Maps, usamos dados agregados e anónimos, mostrando o quão ocupados certos tipos de lugares estão, ajudando a identificar quando uma empresa local tende a ser a mais movimentada", acrescenta, salientando que a Google tem ouvido das autoridades de saúde pública que esses dados poderiam ser úteis na medida em que tomam decisões críticas para combater a pandemia.

"A partir de hoje, publicamos uma versão antecipada dos nossos relatórios de mobilidade comunitária covid-19 para fornecer informações sobre o que mudou" na sequência do teletrabalho, do confinamento domiciliário, de medidas que restringem a circulação, entre outras políticas, destinadas a aplanar a curva da pandemia do novo coronavírus, aponta.

Estes relatórios foram desenvolvidos "para serem úteis, ao mesmo tempo que aderem aos nossos rigorosos protocolos e políticas de privacidade", garante a Google.

"Os relatórios usam dados agregados e anónimos para mapear as tendências de movimento ao longo do tempo por região geográfica", em diferentes categorias de locais, desde retalho, de diversão, de compras e farmácias, parques, estações de trânsito, locais de trabalho, zonas residenciais, entre outros.

"Mostraremos tendências ao longo de várias semanas, com as informações mais recentes representando 48 a 72 horas anteriores. Embora exibamos um aumento ou diminuição" em termos percentuais nas visitas, "não partilharemos o número absoluto de visitas", assegura a Google.

"Vamos divulgar esses relatórios globalmente, cobrindo inicialmente 131 países. Dada a necessidade urgente dessas informações, sempre que possível, também forneceremos informações em nível regional. Nas próximas semanas, trabalharemos para adicionar outros países e regiões para garantir que esses relatórios permaneçam úteis para as autoridades de saúde pública de todo o mundo que procuram proteger as pessoas da disseminação de covid-19", salientou.

A Google garante que os relatórios de mobilidade comunitária são anónimos e utiliza o que designa por privacidade diferencial, que adiciona sons artificiais aos dados obtidos, permitindo elevada qualidade dos resultados sem identificar nenhuma pessoa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório