Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Índia cria ventilador do tamanho de torradeira para combater a pandemia

Ventilador custa, aproximadamente, dois mil euros e podem ser produzidas 20 mil unidades por mês.

Índia cria ventilador do tamanho de torradeira para combater a pandemia
Notícias ao Minuto

12:57 - 02/04/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Covid-19

Um cientista (Deepak Agrawal) e um neurocirurgião (Diwakar Vaish) indianos criaram um aparelho que se poderá revelar fulcral para que o país dê mais 'luta' à pandemia de Covid-19. Trata-se de um ventilador, denominado AgVa e que tem o tamanho de uma... torradeira.

O caso é reportado pela estação televisiva Al-Jazeera, e já está a ser colocado ao serviço dos profissionais de saúde, num país que conta já com mais de 1.600 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 38 mortes.

O custo de produção ronda os dois mil dólares - 1,8 mil euros - o que representa uma pequena fração dos habituais dez mil dólares para um aparelho desta natureza. Além disso, os dois cientistas acreditam que é possível produzir cerca de 20 mil unidades por mês.

"Caso queira converter o seu hotel numa unidade de cuidados intensivos, pode simplesmente colocar este aparelho e começar a trabalhar, uma vez que não precisa de qualquer outra infraestrutura", explicou Diwakar Vaish.

A Maruti Suzuki, maior produtora de carros da Índia, já se disponibilizou a ajudar à produção em massa do ventilador AgVa, que, segundo os seus criadores, pesa apenas 3,5 quilos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório