Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Investigadores recebem 2,5 milhões para tecnologia usada nas 'bitcoins'

Investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) vão receber 2,5 milhões de euros de fundos europeus para melhorar a tecnologia 'blockchain', usada em transações financeiras de 'bitcoin' (moeda virtual), e aplicá-la em áreas como saúde e transportes, foi hoje divulgado.

Investigadores recebem 2,5 milhões para tecnologia usada nas 'bitcoins'
Notícias ao Minuto

21:02 - 01/04/20 por Lusa

Tech Técnico

O projeto, a iniciar em maio, terá uma duração de cinco anos, findos os quais a equipa do IST espera disponibilizar os serviços a empresas, artistas ou entidades públicas, nacionais e estrangeiras, adiantou à Lusa um dos coordenadores da iniciativa, Nuno Jardim Nunes, que dirige o Instituto de Tecnologias Interativas, do IST, em Lisboa.

A 'blockchain' é uma tecnologia segura de registo digital de dados que dispensa uma entidade centralizadora para manter esse registo. O uso da 'blockchain' vulgarizou-se com o aparecimento das 'bitcoins', ao permitir registar, de forma fiável, operações financeiras com a moeda virtual sem a necessidade de intermediários.

A informação guardada a partir da 'blockchain' é uma grande base de dados pública em permanente atualização, mas inviolável a ataques informáticos, e à qual qualquer pessoa pode aceder através de um computador ou telemóvel com ligação à internet.

Uma das aplicações possíveis da tecnologia poderá ser para manter repositórios comuns de doenças como a covid-19, com dados sobre casos, sintomas e formas de transmissão, ou redes de produção de equipamentos (máscaras e ventiladores), com informação sobre matérias-primas e capacidade produtiva das empresas, exemplificou Nuno Jardim Nunes.

A 'blockchain' pode igualmente ser útil para criar redes de uso partilhado de automóveis, bicicletas ou equipamentos de energia renovável e guardar a produção intelectual ou artística, como fotografias e textos.

O projeto envolve também o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento, do IST, e a parceria de empresas multinacionais.

O apoio financeiro é atribuído pelo programa comunitário de apoio à inovação e investigação Horizonte 2020.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório