Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Huawei P40. Os novos topos de gama são focados na fotografia

O P40 Pro tem uma câmara com um total de quatro sensores.

Notícias ao Minuto

13:05 - 26/03/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Huawei

Inicialmente planeada como parte de um evento de revelação em Paris, França, a Huawei decidiu levar a ameaça da Covid-19 a sério e decidiu que a apresentação da série P40 seria feita apenas em formato digital. Isso não deverá todavia fazê-lo olhar de forma diferentes para os novos topos de gama - o P40 e o P40 Pro - que estão tão surpreendentes como se adivinhava.

Começando pelo P40 Pro, o dispositivo tem um ecrã OLED de 6,58 polegadas, com 90Hz de ‘refresh rate’ e 2640 x 1200 de resolução, designado como Overglow Display dado que conta com quatro lados curvos. A diferença para o P40 está no facto de o ecrã ter 6,1 polegadas e 2340 x 1080 de resolução.

É neste ecrã que encontramos o sensor de impressões digitais, que se encontra um pouco mais ao centro da face frontal do que pode estar habituado. Ainda assim, diz a Huawei que este sensor tem uma área 30& maior e mais rápida do que o antecessor.

No que diz respeito a desempenho, podemos encontrar no interior o processador Kirin 990 5G. O suporte para redes 5G é, claro, uma novidade mas também poderá esperar uma melhoria significativa no desempenho. O CPU teve uma melhoria de desempenho na ordem dos 23% e a GPU vai até aos 39%, sendo que no que diz respeito à eficiência energética o CPU é 23% melhor enquanto a GPU é 32% mais eficiente. A ligação à Internet também foi melhorada com a integração do Wi-Fi 6 Plus de 160MHz, que oferece uma velocidade máxima de 2,400Mbps.

Notícias ao Minuto© Huawei

A bateria continua a ser um dos grandes argumentos da Huawei e o caso não é diferente neste P40 Pro. A bateria tem uma capacidade de 4,200mAh e uma velocidade de carregamento com e sem fios de 40W. Já o modelo P40, está presente uma bateria de 3,800mAh e carregamento com fios a uma velocidade de 22.5W.

Voltamo-nos então para a câmara fotográfica que, na série P40 continua a merecer certificação Leica. No P40 Pro encontramos um módulo com quatro sensores - uma lente grande angular Ultra Vision de 50MP, uma lente cinemática ultra grande angular de 40MP, uma lente periscópica de 12MP com zoom óptico 5x e ainda uma lente Time of Flight. A câmara do P40 Pro faz uso do que a Huawei chama da XD Fusion Image Engine, que combina vários tipos de fotografia numa única imagem para o melhor resultado possível.

Outra das novidades dá pelo nome de "Golden Snap", uma funcionalidade que faz uso de Inteligência Artificial (IA) para analisar todos os pormenores da fotografia (faces, fundo, cores, movimento) para escolher o melhor frame para o resultado final. Esta funcionalidade permite também remover outras pessoas no fundo e até reflexos se a fotografia por captada através de um vidro. 

No que diz respeito à câmara frontal, o P40 Pro teve direito a uma câmara dupla com sensor de 32MP, com capacidade para aplicar um melhor efeito de profundidade ('bokeh') e de filmar vídeos em 4K com 60fps. Está ainda incluído um sensor infra-vermelhos para melhorar a capacidade do sensor de reconhecimento facial de detetar faces com iluminação mais reduzida.

Notícias ao Minuto© Huawei

A câmara do traseira do P40 não teve direito à mesma atenção e tem ‘apenas’ três sensores, nomeadamente uma lente grande angular Ultra Vision de 50MP, uma lente ultra grande angular de 16MP e ainda uma lente telefoto de 8MP com zoom óptico 3x.

A série P40 volta a ser marcada pela ausência dos serviços da Google. Em vez deles, a Huawei incluiu os seus próprios serviços e apps, incluindo a loja virtual App Gallery que tem vindo a ter um crescimento de apps disponíveis.

No que diz respeito a preço, o Huawei P40 custará 799 euros com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento enquanto o Huawei P40 Pro chegará aos 999 euros pela versão 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. O Huawei P40 e o P40 Pro terão direito a cinco cores, nomeadamente Black (preto), Deep Sea Blue (azul escuro), Ice White (branco), Silver Frost (prateado) e Blush Gold (dourado). Estes dois modelos chegam ao mercado no dia 7 de abril. Caso decida adquiri-los saiba que na fase de pré-compra adquirirá também os phones sem fios Freebuds 3 e um carregador sem fios.

Notícias ao Minuto© Huawei

Huawei P40 Pro+

Não satisfeita com os dois dispositivos da série P40, a Huawei desvendou um terceiro modelo sob forma do Huawei P40 Pro+. A grande diferença está na câmara traseira, que conta com cinco em vez dos quatro sensores do P40 Pro. No que diz respeito ao ecrã, o P40  e o P40 Pro+ exibem o mesmo ecrã de 6,58 polegadas.

De notar também que o P40 Pro+ terá duas versões com a face traseira em cerâmica, com tonalidades de preto e branco. No que diz respeito ao lançamento, conte com esta versão para o mês de junho e, sobre o preço, atingirá os 1,399 euros com 8GB de RAM e 512GB de armazenamento.

Mais do que está à vista

A Huawei aproveitou o evento para desvendar algumas funcionalidades com que espera compensar a falta de opções da Google. Uma delas é a assistente digital Celia, com a qual os utilizadores poderão interagir com um simples "Hey, Celia" e aceder a todas as funcionalidades disponíveis nos dispositivos P40.

Outro serviço anunciado pela Huawei é o MeeTime, uma app de videochamada com definição 1080p e capacidade de filmar mesmo em condições de iluminação reduzidas. A app tem a capacidade de partilhar ecrãs, permitindo a duas pessoas colaborarem remotamente enquanto rabiscam no ecrã para uma maior eficácia. Esta app é compatível com outros dispositivos e a chamada poderá ser exibida em outros ecrãs.

Por último, a Huawei pretende oferecer aos seus utilizadores um serviço de conteúdo completo, tendo anunciado o Huawei Video e o Huawei Music, para vídeo e música (respetivamente). Os serviços ficarão disponíveis em breve para os utilizadores dos smartphones da empresa chinesa.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório