Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PlayStation 5. Eis os primeiros detalhes da consola de nova geração

A consola continua prevista para o final de 2020.

PlayStation 5. Eis os primeiros detalhes da consola de nova geração

Conforme prometido, a Sony desvendou hoje os primeiros detalhes sobre a sua consola de nova geração, com o anúncio a ter sido feito através de uma transmissão exclusivamente online. É sabido que a consola terá algumas das funcionalidades mais requisitadas da nova geração, com o 'ray tracing' a ser claramente uma delas e o disco SSD a ser uma novidade aplaudida pelos jogadores e developers.

A liderar a apresentação esteve o responsável pela arquitetura da PlayStation 5, Mark Cerny, que garantiu que a consola manterá os princípios da antecessora. O executivo garantiu que, durante o desenvolvimento da PlayStation 5, fez questão de visitar estúdios e produtoras para garantir que as necessidades dos developers seriam ouvidas.

Cerny indicou que, com a PlayStation 5, o objetivo foi reduzir o período de adaptação dos developers à nova consola, adiantando que julga ter reduzido para menos de um mês este período. O desejo de melhorar o áudio dos jogos na PlayStation 5 foi também algo pedido pelos developers, tendo sido um dos pontos que Cerny garantiu que seria melhorado com a consola.

Sobre a questão de armazenamento - uma das mais discutidas com developers - Cerny apontou que com a PlayStation 4 o disco HDD da consola tinha velocidades de leitura entre os 50 e os 100MB/s. Já com o mencionado disco SSD, Cerny notou pretende que a PlayStation 5 consiga ler dados a 5GB/s. Quanto ao carregamento, Cerny diz que serão precisos apenas 0.27 segundos para carregar 2GB.

O tempo de carregamento de um disco SSD é claramente mais rápido mas, para Cerny, esse não foi o objetivo da mudança. A intenção parece ter sido melhorar o processo de produção dos developers, com o SSD a permitir alegadamente que os developers concretizem mais facilmente as suas visões.

Notícias ao Minuto© PlayStation

Cerny explicou durante a conferência o funcionamento do disco SSD da PlayStation 5, indicando que será possível aos jogadores adquirirem expandirem o armazenamento e usar ainda um disco HDD externo. Só terá de se garantir que este segundo disco seja capaz de atingir as mesmas velocidades de leituras que o disco da PlayStation 5.

Sobre o desempenho da nova consola, Cerny notou que era importante conseguir novas funcionalidades ao mesmo tempo que se conseguia atingir uma melhor eficiência. Ao mesmo tempo, o executivo garantiu que a Sony quis preservar a capacidade de jogar a títulos da PlayStation 4. Cerny relembrou que a Sony colaborou com a AMD para criar um GPU personalizado baseado no RDNA 2 da empresa.  Sobre a GPU, Cerny garantiu que será retrocompatível com os jogos da geração passada. "Atingir esta unificação levou anos à AMD", contou o executivo e assegurou que os "resultados são excelentes" ao mesmo tempo que quase todos os jogos da PlayStation 4 serão compatíveis com a PlayStation 5 no lançamento da consola.

O 'ray tracing' foi, claro, mencionado durante a apresentação. Esta tecnologia, que permite uma renderização mais realista de luz, áudio, sombras e reflexos, será suportada na PlayStation 5, pelo que se adivinha um grande salto gráfico. Sobre o desempenho, Cerny indicou que a PS5 terá um poder de 10.3 Teraflops e a 3.5GHz

Notícias ao Minuto© Sony

Ainda que o grafismo seja importante, Cerny deixou bem claro que o objetivo principal foi melhorar o áudio, capaz de elevar a imersão no mundo de jogo e que permita ao jogador localizar a origem do som. Para este motor de áudio 3D a Sony deu o nome de Tempest Engine, adivinhando-se que seja um dos grandes argumentos para melhorar a experiência de jogo na PlayStation 5.

Cerny admitiu que este sistema de áudio avançado  colocará alguns desafios ao colunas de televisão e headphones. Sobre headphones, Cerny assegurou que será possível ter uma experiência mais próxima da pretendida mas assegurou que a Sony procurará melhorar a compatibilidade do Tempest Engine com tantos dispositivos quanto possível nos próximos anos.

Abaixo tem as especificações da consola avançadas pelo site Digital Foundry:

CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.5GHz (frequência variável)

GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)

Arquitetura GPU: RDNA 2 personalizado

Memória RAM/Interface: 16GB GDDR6/256-bit

Largura de banda da memória: 448GB/s

Armazenamento interno: Custom 825GB SSD

Armazenamento expansível: NVMe SSD Slot

Armazenamento externo: USB HDD

Leitor ótico: 4K UHD Blu-ray

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório