Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jornalismo e informação sem censura ganham biblioteca… em 'Minecraft'

O projeto pretende providenciar informação a gerações mais novas.

Jornalismo e informação sem censura ganham biblioteca… em 'Minecraft'

A liberdade de expressão e o jornalismo livre, sem censura, são muitas vezes tidos como dados adquiridos, sem consciência que podem estar ou vir a ser ameaçados. Contudo basta-nos olhar para casos como a China e a Rússia para percebermos que nem todos desfrutam de informação tão acessível como deveriam.

Curiosamente, é aqui que entra ‘Minecraft’. Mais conhecido como um jogo e um dos títulos mais influentes da última década, ‘Minecraft’ tem sido usado em diversas áreas enquanto ferramenta, com o ensino a ser uma das mais notórias. Foi por isso que o Repórteres sem Fronteiras (em conjunto com o BlockWords e o MediaMonks) decidiu criar a Uncensored Library, uma ‘biblioteca’ em ‘Minecraft’ que dá acesso livre a artigos de publicações que costumam ser bloqueadas nos seus respetivos países.

A biblioteca assemelha-se a um museu neo-clássico com áreas dedicadas a países com imensos livros espalhados  para leitura de qualquer interessado. De notar que a biblioteca não pode ser destruída e só pode ser editada pelos responsáveis.

“Providenciar acesso a informação independente a pessoas mais jovens espalhadas pelo mundo através de um meio com o qual podem interagir. Os jornalistas de cinco países diferentes têm agora um sítio onde podem fazer-se ouvir, apesar de terem sido banidos, presos, exilados ou mesmo mortos. Os seus artigos proibidos foram republicados enquanto livros em ‘Minecraft’, dando aos leitores a oportunidade de se informarem sobre as situações políticas reais nos seus países e aprenderem a importância de liberdade de imprensa. Vamos dar poder à próxima geração de defender o seu direito a informação e dar-lhes uma poderosa ferramenta para comprar líderes opressivos: conhecimento”, pode ler-se no site oficial do projeto, onde também pode descarregar o mapa da Uncensored Library.

Abaixo pode ver um pequeno vídeo onde poderá ficar a conhecer o projeto.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório