Meteorologia

  • 25 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Edição

Mais de 10% dos internautas europeus foi vítima de fraude

Um estudo do European Consumer Centre Network (ECC-Net), hoje divulgado pela Comissão Europeia, revela que 12% dos internautas que fizeram compras online no ano passado foi vítima de fraude, designadamente relacionados com sites falsos.

Mais de 10% dos internautas europeus foi vítima de fraude

No ano passado, de acordo com um relatório divulgado pela Comissão Europeia, 12% dos internautas europeus que fez compras online foi vítima de fraude e 8% viu a própria identidade roubada.

O estudo do European Consumer Centre Network (ECC-Net) analisou as fraudes que os internautas enfrentaram no ano passado e tenta, sobretudo, ajudar estes consumidores a evitarem que tal suceda no futuro.

“As compras online estão a disparar, uma vez que, os consumidores tiram vantagem de um único mercado digital. No entanto, o risco de fraude está igualmente a aumentar. O relatório da ECC é um lembrete oportuno para a necessidade de que os consumidores façam compras inteligentes e evitem as armadilhas dos fraudadores”, afirma o comissário para a política do consumo da União Europeia, Neven Mimica.

A fraude mais comum, segundo 70% dos inquiridos, foram embustes com sites falsos que exigiam uma transferência bancária mas que nunca entregavam os produtos “oferecidos”. A segunda mais referida (45%), envolve carros em segunda mão vendidos online, seguida da venda de produtos e bilhetes falsificados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório