Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

BMW Series 7. Um novo 'standard' no segmento de luxo da marca

Levámos o 745e iPerformance Berlina da marca alemã a dar uma volta pelas ruas do Porto.

Notícias ao Minuto

08:04 - 27/02/20 por Miguel Patinha Dias

Auto BMW

Apesar de um portefólio relativamente diversificado a nível de categorias de veículos, a BMW é conhecida por ter carros de dimensões imponentes e que se fazem notar na estrada. Em nenhum modelo isto é mais evidente do que na mais recente edição Series 7 – o 745e iPerformance Berlina – o qual tivemos oportunidade de testar.

Mesmo com as dimensões imponentes, o BMW Series 7 dá ainda mais nas vistos pelo luxuoso interior. Com os bancos em pele e encosto de braço almofadado, fica claro que este BMW é feito para quem aprecia conforto e gosta de ter o seu próprio espaço no carro. Se se enquadra neste tipo de perfil, então o Series 7 é um carro que vai certamente ser ao seu gosto.

O conforto do condutor no que diz respeito a espaço e materiais é complementado pelas funcionalidades e até ao acesso às mesmas. Nota-se que os responsáveis da BMW se esforçaram para integrar tantas opções quanto possível, servindo quase de ‘showcase’ para o que de melhor se fez na marca alemã nos últimos anos. A velocidade até exibida no vidro frontal e conseguirá mesmo alterar a cor e a intensidade da iluminação de cabine. Essencial? Talvez não mas, sem dúvida, arrojado.

Começando pelo motor, estamos a falar de um carro com 394cv de potência e com a capacidade de ir dos 0 aos 100km/h nuns respeitáveis 5,6 segundos. Sim, este BMW Series 7 é um carro rápido que, fiel à sua categoria de luxo, consegue ainda assim não ser ‘nervoso’ nem ‘bruto’. É a definição de ‘potência controlada’ que permite arranques suaves que não desfazem a compostura ao mesmo tempo que torna bem claro que, quando precisa, também sabe ‘trabalhar’. E como.

Notícias ao Minuto© BMW

Há também que mencionar que este 745e iPerformance Berlina faz-se acompanhar por uma bateria elétrica de 12kWh, um ‘miminho’ que pode ser aproveitado para entrar em modo 100% elétrico ou para apoiar a condução em velocidades mais baixas para que consiga uma maior eficiência de combustível. Sem surpresa, conseguirá consumos abaixo dos 5.0l/100km/h se não sofrer de ‘pé pesado’. Claro está, poderá optar entre diferentes modos de condução para controlar melhor o tipo de condução e eficiência, como é o caso do Eco Pro, do Comfort e do Sport.

Conduzir este BMW Series 7 dificilmente seria uma experiência negativa e, como ficou evidente pela nossa experiência, nota-se que a fabricante alemã aplicou-se para criar um carro praticamente inatacável. O carro não compromete nas curvas, é estável, tem uma travagem suave e afinada e é surpreendentemente responsivo dadas as dimensões.

Notícias ao Minuto© BMW

Como já indicámos acima, o grande destaque vai para o interior do BMW 745e iPerformance Berlina. O interior e bancos em pele parecem saídos diretamente dos veículos das passadeiras vermelhas e deixarão de queixo caído qualquer pessoa que entre no carro pela primeira vez. No entanto, os tons castanhos rapidamente poderão cansar a quem não for fã destas tonalidades mais ‘pesadas’

Quem gosta de carros imponentes de grandes dimensões sentir-se-á em ‘casa’ com o BMW Series 7 mas será difícil que, eventualmente, não veja alguns inconvenientes com este modelo. Durante a nossa experiência aproveitámos a oportunidade para rumar à cidade do Porto, conscientes que as ruas da cidade Invicta seriam um desafio. Sem surpresa, tentar estacionar um carro das dimensões deste BMW Series 7 foi um desafio consistente que atingiu o seu ápice quando tentámos parar no parque de estacionamento junto à ponte D. Luís.

Notícias ao Minuto© BMW

Não temos reservas em dizer que foi um dos nossos maiores desafios enquanto condutores. Felizmente o carro saiu ileso da experiência, ao contrário do nosso estado de nervos para conseguir subir os múltiplos andares deste parque de estacionamento. É fácil apontar que a situação é atípica, que alguém com um BMW Series 7 nunca tentaria estacionar num parque deste tipo mas, ainda assim, apontamos que as dimensões do carro podem criar situação comprometedora.

Não obstante, a história que fica por contar do BMW Series 7 é indubitavelmente positiva. De todos os carros que experimentámos até agora, não temos dúvidas em apontar que o este 745e iPerformance Berlina estabeleceu um novo ‘standard’ para carros desta categoria e deixa-nos muito curiosos para saber como a marca nos conseguirá voltar a surpreender.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório