Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Série da Amazon criticada por alterar factos relacionados com Auschwitz

'Hunters', a nova série da Amazon, está a ser criticada por inventar um jogo de xadrez humano.

Série da Amazon criticada por alterar factos relacionados com Auschwitz
Notícias ao Minuto

20:35 - 24/02/20 por Silvia Abreu

Tech Auschwitz

O Memorial de Auschwitz criticou a Amazon pelas representações do Holocausto na sua nova série 'Hunters', lançada na última sexta-feira (dia 21), na plataforma de streaming Amazon Prime Video. Numa das cenas do primeiro episódio, é visível um jogo de xadrez humano, onde pessoas são mortas assim que são retiradas do tabuleiro.

A nova série, que integra no elenco Al Pacino, mostra um grupo de Nazis caçadores em Nova Iorque, em 1970, que descobrem centenas de nazis que escaparam e se encontram a viver nos Estados Unidos.

"Isto [o jogo de xadrez] é falso, não existiu tal coisa", disse Pawel Sawicki, representante do museu, à Sky News. "Autores e artistas têm especial obrigação de ser sinceros", acrescentou.

"Auschwitz foi um sofrimento horrível e muito doloroso, documentado por aqueles que sobreviveram", partilhou a página oficial do museu, no Twitter.

"Inventar um falso jogo de xadrez humano para a série 'Hunter' não só é perigoso, parvo e uma caricatura. Nós honramos as vítimas ao preservar os factos. Criar ficção que distorce a realidade deste local histórico é desrespeitoso para as pessoas que aqui sofreram", acrescentou Mr Sawicki.

O museu está sempre disponível para fornecer informação a qualquer pessoa que se encontre a estudar ou a trabalhar na história de Auschwitz, referiu o representante, referindo porém que não foi pedida qualquer informação por parte dos produtores da série.

A série, criada pelo escritor David Weil e produzida por Jordan Peele, segue um grupo de perseguidores Nazis, liderados por Al Pacino. Num comunicado, Mr Weil explicou: "Hunters é uma narrativa dramática, com personagens fictícias, inspiradas em factos verídicos. Mas não é um documentário e nunca foi esse o propósito."

No que diz respeito à cena de xadrez, é completamente "fictício", assegura David Weil, referindo que a intenção era representar o "sadismo e violência" que os Nazis exerceram contra os Judeus e outras vítimas.

Mais do que um milhão de vítimas, maioritariamente judeus europeus, morreram durante a Segunda Guerra Mundial, devido às câmaras de gás, fome, doença e trabalho forçado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório