Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

5G: EUA alertam europeus que Huawei é uma ameça para a NATO

O secretário de Defesa dos Estados Unidos alertou hoje os europeus que ao autorizar equipamentos da Huawei - empresa chinesa de telecomunicações - para desenvolver as redes 5G correm o risco de "ameaçar" a NATO.

5G: EUA alertam europeus que Huawei é uma ameça para a NATO
Notícias ao Minuto

11:32 - 15/02/20 por Lusa

Tech 5G

"Se não entendermos a ameaça e não agirmos, isso poderá ameaçar a aliança militar de maior sucesso na história, a NATO", disse Mark Esper, durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Por outro lado, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, denunciou o "Cavalo de Tróia" que constitui o fornecedor chinês, cuja implicação nas redes 5G ocidentais levará, na sua opinião, à transferência de dados de todos os usuários ao "Partido Comunista Chinês" e ao "serviço secreto chinês".

A Huawei, principal fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações, está a ser colocada em causa no contexto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China promovida pelo Executivo do Presidente norte-americano, Donald Trump, que já havia destacado o risco de espionagem para o Governo chinês pela Huawei.

Os Estados Unidos apelaram a muitos países a não usarem a infraestrutura da Huawei para a implantação da nova rede telefónica 5G.

Os norte-americanos também colocaram o grupo chinês numa lista negra em maio de 2019, forçando empresas norte-americanas e outras estabelecidas no país a encontrarem outros fornecedores para os seus equipamentos de telecomunicações.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório