Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

EUA advertem UE que fornecedores chineses podem pôr em perigo aliança

O secretário de Estado da Defesa norte-americano, Mark Esper, advertiu hoje os aliados da União Europeia que a utilização de tecnológicas chinesas para desenvolver as redes 5G põe em "perigo" a aliança face aos riscos de segurança implícitos.

EUA advertem UE que fornecedores chineses podem pôr em perigo aliança
Notícias ao Minuto

18:01 - 13/02/20 por Lusa

Tech 5G

"Confiar nos fornecedores chineses de 5G [quinta geração móvel] pode tornar os sistemas críticos dos nossos parceiros vulneráveis a interrupções, manipulação ou espionagem", alertou Esper numa conferência de imprensa, depois de participar numa reunião de dois dias dos ministros da Defesa da NATO.

"Isso poderia colocar em perigo as nossas comunicações, capacidades e, por extensão, as nossas alianças", acrescentou.

Para fazer face a esta situação, o chefe do Pentágono instou as "empresas tecnológicas aliadas e norte-americanas a desenvolver soluções alternativas de 5G".

Estas declarações acontecem no dia em que França anunciou que não iria excluir a chinesa Huawei do país, embora venha a impor restrições, seguindo a mesma tendência do Reino Unido.

A posição de Paris é mais um revés para os Estados Unidos, que têm usado a sua diplomacia para convencer os países, nomeadamente os aliados, a banir a tecnológica chinesa.

Os Estados Unidos baniram a Huawei do seu país acusando a empresa de espionagem, o que foi veementemente refutado pela tecnológica.

Na quarta-feira foi noticiado de que funcionários norte-americanos tinham referido que o Governo chinês teria acesso a uma "porta traseira" dos telemóveis da Huawei desenhadas para espionagem, o que a empresa chinesa refutou e classificou tratar-se de "cortina de fumo".

A União Europeia fez recomendações para fabricantes considerados de risco, mas até ao momento não baniu a Huawei de operar nos Estados-membros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório