Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Medo de tirar sangue? Este robot pode ser a solução que procura

O robot é capaz de detetar a localização de vasos sanguíneos e apresenta uma maior precisão.

Medo de tirar sangue? Este robot pode ser a solução que procura
Notícias ao Minuto

11:56 - 10/02/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Saúde

Tirar sangue pode ser um processo temível para algumas pessoas. Além do medo de agulhas, está sempre presente a possibilidade de os profissionais de saúde falharem a veia e tenham de realizar mais tentativas.

Um robot desenvolvido pela Universidade de Rutgers e pelo Hospital de Mount Sinai, nos EUA, pretende oferecer uma maior precisão e ajudar a reduzir problemas como infecções ou tromboses. O objetivo é que o robot seja útil em situações em que as veias não estejam visíveis ou sejam de difícil localização, colocando de parte a necessidade de recorrer a equipamento extra para esta tarefa.

Nos testes, o robot em questão - que ainda está em fase de protótipo - conseguiu uma taxa de sucesso de 87% em 31 participantes. Verificou-se ainda que os profissionais de saúde falharam entre 27% e 60% das vezes ao inserir corretamente a agulha em pacientes com veias de difícil acesso.

“Um dispositivo como o nosso poderá ajudar os clínicos a reunir amostras de sangue de forma mais rápida, segura e fiável, prevenindo complicações desnecessárias e dor para os pacientes em caso de múltiplas tentativas de introdução de agulhas”, pode ler-se na investigação da autoria de Josh Leipheimer partilhada pelo World Scientific.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório