Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Justiça da Turquia ordena fim do bloqueio à Wikipedia

O Tribunal Constitucional da Turquia ordenou o levantamento do bloqueio decretado há três anos à Wikipedia, um dos 'sites' mais consultados em todo o mundo, decisão que foi publicada hoje no diário oficial turco.

Justiça da Turquia ordena fim do bloqueio à Wikipedia
Notícias ao Minuto

17:21 - 15/01/20 por Lusa

Tech Wikipédia

O Constitucional considerou, num veredicto publicado a 26 de dezembro, que impedir o acesso dos turcos ao site constitui uma violação das liberdades fundamentais.

A decisão tem agora de ser aplicada pela Autoridade das Tecnologias de Comunicação e Informação (BTK), o que até hoje à tarde não tinha ocorrido, pelo que enciclopédia digital se mantinha inacessível.

As autoridades turcas ordenaram em abril de 2017 o bloqueio da Wikipedia, que recebe contribuições dos utilizadores, devido a dois artigos que estabeleciam uma ligação entre o Governo turco e organizações extremistas como o grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

A decisão foi muito criticada, pelo volume de conteúdos que passaram a estar indisponíveis, mas os internautas turcos encontraram formas de contornar o bloqueio.

Em maio de 2019, a fundação Wikimedia, proprietária da Wikipedia, anunciou ter apresentado queixa da proibição pela Turquia junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório