Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Vodafone com melhor desempenho em 3G e 4G na região do Alentejo

A Vodafone Portugal é o operador com "melhor desempenho" nas tecnologias 3G (UMTS) e 4G (LTE) na região do Alentejo, segundo um estudo da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) sobre a avaliação do serviço de comunicações móveis.

Vodafone com melhor desempenho em 3G e 4G na região do Alentejo
Notícias ao Minuto

14:18 - 14/01/20 por Lusa

Tech Anacom

O regulador realizou no ano passado um estudo de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G ou segunda geração), UMTS (3G) e LTE (4G), disponibilizados pela Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal no Alentejo (NUTS II), o qual foi hoje divulgado.

"Os sistemas analisados apresentaram, em média, boa cobertura rádio GSM [Global System for Mobile communications], adequada cobertura rádio UMTS [Universal Mobile Telecommunications System] e razoável cobertura rádio LTE [Long Term Evolution], embora com desempenhos diferenciados entre as tipologias urbanas e entre os operadores", de acordo com o estudo.

Relativamente às tipologias de áreas urbanas, destaca-se "um pior desempenho nas áreas medianamente urbanas e predominantemente rurais".

Da análise "dos resultados associados a cada operador e das respetivas diferenças", registou-se "um melhor desempenho da Vodafone nas tecnologias rádio UMTS e LTE".

A cobertura 4G [LTE] "apresenta desempenhos inferiores aos registados nas redes GSM [2G] e UMTS [3G], sendo os desempenhos também mais diferenciados entre os operadores e entre as tipologias de áreas urbanas", lê-se no documento.

A Vodafone Portugal "regista 84% das medições realizadas em níveis de cobertura rádio 'muito boa' ou 'boa', seguindo-se o operador Meo, com 73,7%, e por fim o operador NOS, com 52,3%", adianta.

O estudo, realizado entre 07 e 28 de maio último, abarca os distritos de Portalegre, Évora e Beja, bem como parte dos distritos de Santarém e Setúbal, "num total de 58 municípios, abrangendo 31,6 mil quilómetros quadrados, ou seja, 34% da superfície terrestre do país", refere a Anacom.

No âmbito desta análise, foram realizadas 891 chamadas de voz, 5.853 sessões de dados e 550.597 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 297 chamadas de voz, 325 sessões de dados e 61.200 medições de sinal rádio, por indicador e operador, refere a Anacom.

"Foram percorridos 3.539 quilómetros, dos quais 342 em testes", acrescenta.

"As medições efetuadas para aferir a cobertura rádio registaram, na maior parte dos casos, níveis de sinal de 'muito boa' ou 'boa' qualidade, mas também outros abaixo dos parâmetros adequados, nomeadamente em LTE, incluindo alguns níveis significativos de cobertura 'inexistente', em zonas predominantemente rurais", salienta a entidade.

"Observam-se ainda alguns níveis significativos de cobertura rádio 'inexistente', em particular o operador NOS, com 7,6%, e as áreas predominante rurais, com 10,6%", lê-se no documento.

"As redes UMTS dos operadores Vodafone e Meo apresentam desempenhos inferiores aos observados para GSM, registando 93,6% e 81,1%, respetivamente, das medições realizadas em níveis de cobertura rádio 'muito boa' ou 'boa'", acrescenta.

A rede UMTS da NOS "apresenta desempenho consideravelmente abaixo, com apenas 64,5% das medições realizadas em níveis de cobertura rádio 'muito boa' ou 'boa'".

A Autoridade Nacional de Comunicações prevê realizar ainda este ano estudos sobre as restantes regiões do território continental, seguindo-se os relativos aos Açores e Madeira.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório