Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Incêndios Austrália. A explicação sobre a 'imagem de satélite' viral

A imagem tem sido mal interpretada pelos internautas.

Incêndios Austrália. A explicação sobre a 'imagem de satélite' viral

Os incêndios que assolam o território australiano desde setembro do ano passado têm levado pessoas por todo o mundo a apelar a uma maior atenção global, procurando mostrar a escala do desastre com todo o tipo de imagens, fotografias e infografias.

Este movimento tem levado até à partilha de imagens e informações pouco precisas que, em alguns casos, acabam por ser mal interpretadas.

É o caso da imagem (abaixo) criada pelo fotógrafo Anthony Hearsey e partilhada no respetivo perfil de Instagram. Como pode ler na descrição, Hearsey criou um modelo 3D que permite visualizar os incêndios com base em dados da NASA recolhidos entre 5 de dezembro de 2019 e 5 de janeiro de 2020.

Estas foram todas áreas afetadas pelos incêndios. A escala está um pouco exagerada devido ao brilho da renderização. De notar que nem todas as áreas permanecem a arder”, pode ler-se na descrição da imagem escrita por Hearsey.

Os incêndios na Austrália continuam a deflagrar e fizeram até agora 24 mortos e destruíram cerca de duas mil casas. Há ainda a registar um elevado número de animais mortos, mais de meio milhão.

View this post on Instagram

A little 3D visualisation of the fires in Aus. This is made from data from NASA’s FIRMS (Satellite data regarding fires) between 05/12/19 - 05/01/20. These are all the areas which have been affected by bushfires. Scale is a little exaggerated due to the render’s glow. Also note that not all the areas are still burning. _ #bushfires #render #visualisation #data #3d #australia #climatechange #disaster #fire #infographic #cinema4d #graphic #nasa

A post shared by Anthony Hearsey (@anthony_hearsey) on Jan 4, 2020 at 10:50pm PST

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório