Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Austrália cria bateria de lítio com quatro vezes mais capacidade

Investigadores numa universidade australiana afirmam ter criado uma bateria de lítio e enxofre capaz de armazenar quatro vezes mais energia do que as baterias equivalentes atuais.

Austrália cria bateria de lítio com quatro vezes mais capacidade
Notícias ao Minuto

23:39 - 03/01/20 por Lusa

Tech Baterias

Num artigo a publicar na edição de sábado da revista científica Science Advances, a equipa da Universidade Monash afirma que a nova tecnologia é capaz de garantir mais de 1.000 quilómetros de autonomia a um veículo elétrico e manter um telemóvel a funcionar durante cinco dias sem recarregar.

O projeto está, por enquanto, em fase de protótipo e já recebeu mais de 2,5 milhões de dólares em investimento institucional e internacional, que serão empregues em testes que decorrerão durante este ano na Austrália.

A equipa internacional usou os mesmos materiais que servem para fabricar as baterias de lítio atuais mas redesenharam os cátodos de enxofre para poderem suportar mais o desgaste sem perda de desempenho.

"Esta abordagem favorece o alto desempenho e a durabilidade e é também simples e extremamente barata de produzir, podendo levar a reduções significativas nos resíduos lesivos para o ambiente", afirmou Matthew Hill, professor associado da universidade de Monash que integrou a equipa de investigadores que criaram a nova bateria.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório