Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Já recebeu um pedido de amizade de alguém que já era seu amigo? Cuidado

Podem não ser um novo perfil desse amigo, mas sim um pirata informático.

Já recebeu um pedido de amizade de alguém que já era seu amigo? Cuidado
Notícias ao Minuto

09:02 - 22/12/19 por Filipa Matias Pereira

Tech Facebook

Já recebeu um pedido de amizade no Facebook de alguém que já era seu amigo e achou que se tratava apenas de um novo perfil? Cuidado, poderá ser um hacker.

Perante esta situação, o que deve fazer é ter prudência e tentar perceber se efetivamente se trata de um novo perfil desse amigo. Isto porque poderá ser outra pessoa a fazer-se passar pelo utilizador. Muitas vezes, como alerta o La Vanguardia, são piratas informáticos que utilizam fotos e nomes de pessoas legítimas para acederem aos contactos do perfil.

Estes hackers enviam convites de amizade aos contactos da pessoa real e estabelecem conversas para ganharem a confiança do interlocutor. Quando conseguem, persuadem a pessoa e fazem-na acreditar que estão com problemas financeiros e que precisam de dinheiro. Há quem acabe por ceder e dar quantias monetárias. 

Os utilizadores do Facebook - e das restantes redes sociais - devem ainda ter cuidado com a password que utilizam, devendo optar por uma senha forte. Recorde-se que é sabido que há contínuas fugas de informação, mas, para já, nenhuma delas está relacionada com acesso a passwords.

Com efeito, os especialistas alertam que os utilizadores devem ter atenção ao seu perfil, por forma a perceber se há comportamentos suspeitos como mudanças de informação, pedidos de amizade estranhos e publicações que não tenha realizado. Outras dicas alertam para que esteja atento a inícios de sessão não solicitados e a emails que indiquem que a sua senha foi alterada.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório