Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Facebook admite aceder à localização mesmo sem autorização

A informação causou mal-estar no seio dos senadores dos EUA.

Facebook admite aceder à localização mesmo sem autorização
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/12/19 por Notícias ao Minuto

Tech Facebook

Foi numa carta enviada a senadores dos Estados Unidos que o Facebook admitiu que tem acesso à localização dos utilizadores mesmo quando não é dada autorização.

O site The Hill teve acesso ao documento e detalhou a prática, "após pressão dos senadores Christopher Coons e Josh Hawley, que questionaram as políticas de rastreamento da empresa de Mark Zuckerberg".

No documento, o Facebook assume que é capaz de identificar a localização dos utilizadores da plataforma através de informações que vão sendo partilhadas, tais como vídeos, identificações ou anúncios no marketplace. Mas há mais. A empresa de Zuckerberg consegue ainda aceder à localização através do endereço IP do dispositivo que usa.

Rob Sherman é o vice-diretor da privacidade da empresa que assinou o documento e justificou esta estratégia da empresa com a necessidade de direcionar as publicidades exibidas. A rede social mostra esses conteúdos de acordo com a cidade ou a região em que o utilizador se encontra, mesmo que o serviço de localização tenha sido desativado.

Este documento causou mal-estar no seio dos senadores que recorreram ao Twitter para enviar farpas.

O Facebook acredita, porém, que deve ser transparente em todo este processo e que os utilizadores devem ter a possibilidade de controlar as informações recolhidas. No documento pode ainda ler-se que, "para garantir o uso consistente e responsável da localização dos usuários", foi criada uma equipa especializada em gerir a infraestrutura que processa esses dados.

A plataforma alega que os utilizadores têm total controlo sobre o fornecimento da localização do dispositivo. É ainda deixada a salvaguarda que a localização a que o Facebook acede sem autorização não é transmitida aos anunciantes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório