Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

WhatsApp baniu mais de 400 mil contas durante as eleições brasileiras

Dado que a empresa não consegue aceder a conteúdos de mensagens, decidiu olhar para o comportamento dos utilizadores para saber se contribuíram para a desinformação que se fez sentir durante o processo eleitoral.

WhatsApp baniu mais de 400 mil contas durante as eleições brasileiras

O WhatsApp revelou ter banido mais de 400 mil contas durante a campanha eleitoral do Brasil de 2018, nomeadamente entre o período entre 15 de agosto e 28 de outubro. O motivo? A partilha de notícias falsas e desinformação que se fez sentir na app de mensagens.

A decisão de banir utilizadores foi tomada pelo WhatsApp devido ao respetivo comportamento, que aponta para a possibilidade de terem ajudado a partilhar desinformação durante a campanha. Dado que o WhatsApp não consegue aceder ao conteúdo das mensagens – que é encriptado – a empresa decidiu olhar para os utilizadores que durante este período partilharam mensagens em massa.

O The Guardian adianta ainda a partir de um estudo que a maioria das notícias falsas terá sido em favor de Jair Bolsonaro, que viria a vencer as eleições contra Fernando Haddad. De acordo com este estudo 42% das notícias a favor de Bolsonaro continha informações falsas, ao passo que apenas 3% das notícias a favor de Haddad tinham dados falsos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório