Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

5G: Dimensão de segurança é "muitíssimo importante" para o Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou hoje que o Governo considera "muitíssimo importante" a dimensão de segurança da transição para o 5G e está a trabalhar com os parceiros europeus para reduzir vulnerabilidades e riscos.

5G: Dimensão de segurança é "muitíssimo importante" para o Governo
Notícias ao Minuto

20:48 - 18/11/19 por Lusa

Tech Augusto Santos Silva

"A questão da geração de redes de comunicações é tecnológica, económica, social, mas é também de segurança. Na medida em que as redes de comunicações serão críticas para o funcionamento de infraestruturas tão importantes como cidades, portos, aeroportos, quartéis, hospitais, a questão do 5G tem uma dimensão de segurança que é para nós muitíssimo importante", afirmou.

O ministro falava no encerramento de uma conferência sobre os 70 anos da NATO, organizada pela Fundação Luso-Americana, em Lisboa, e respondia a uma pergunta sobre os riscos de uma eventual parceria com a tecnológica chinesa Huawei para a transição para a quinta geração de comunicações móveis (5G).

Santos Silva destacou a importância da transição digital para "o pleno aproveitamento da capacidade de revolução tecnológica da nova geração de comunicações", mas assegurou que o Governo português vai conduzir "um processo simples e aberto", com a modalidade de atribuição -- leilão ou concurso -- já em discussão pública.

Além disso, Portugal está "envolvido no processo europeu para identificar os riscos e vulnerabilidades e identificar as formas e os meios de reduzir essas vulnerabilidades e riscos e conseguir que a passagem ao 5G reforce a economia e também a soberania", acrescentou.

Segundo o ministro, os relatórios de cada país já foram concluídos e entregues em julho, o relatório europeu sobre riscos e vulnerabilidades à escala europeia foi publicado em outubro e espera-se até ao fim do ano o relatório europeu sobre os meios de os evitar.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório