Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Cabo Verde instala rede de fibra ótica em mais de 300 instituições

Cabo Verde já instalou fibra ótica em mais de 300 instituições da governação central e local, numa iniciativa enquadrada numa projeto que pretende melhorar o acesso à rede do Estado e apoiado pelo Governo chinês, foi hoje anunciado.

Cabo Verde instala rede de fibra ótica em mais de 300 instituições
Notícias ao Minuto

18:15 - 05/11/19 por Lusa

Tech Cabo Verde

Em nota de imprensa, o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) informou que a primeira fase do projeto terminou em agosto último e permitiu a instalação de novos equipamentos no Data Center e o fornecimento de 44 infraestruturas de laboratórios WebLabs instaladas em diversas escolas e serviços de saúde, em todos os concelhos do país.

Também permitiu a ligação de redes de fibra ótica em diversas escolas secundárias e em algumas instituições públicas centrais.

"Foi possível ainda proceder a estruturação das redes locais, instalação de Redes WI-FI para criar e melhorar capacidade interna de comunicação nessas instituições e para facilitar a mobilidade", adiantou o NOSi.

A mesma fonte referiu que a segunda fase do projeto arrancou em outubro, com os técnicos envolvidos a ativarem os serviços e as infraestruturas de conectividades instaladas, conferindo maior capacidade de resposta dessas instituições.

A instalação da fibra ótica no país está enquadrada no projeto e-GOV II, que tem por objetivo garantir melhoria de acesso à rede do Estado, melhorando indicadores de banda larga, internet nas escolas, penetração geral de internet e infoexclusão.

É financiado pelos governos de Cabo Verde e da República Popular da China.

O projeto compreende o fornecimento de equipamentos de WebLabs, equipamentos para o Data Center, bem como, o reforço da conectividade para melhorar o acesso das instituições públicas à Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE).

"Os 16 Km de bibra de ótica instaladas vão melhorar a conectividade das escolas, beneficiando também os WebLabs, principais instituições na Praia e ligar algumas estações BTS WIMAX (equipamentos para comunicação wireless) à RTPE sem passar por operadoras", explicou o NOSi.

Os trabalhos de implementação do projeto foram supervisionados pelo NOSi e por uma empresa chinesa e executados também por uma empresa chinesa.

O NOSi indicou que teve como parceiras as duas operadoras de telecomunicações do país (Cabo Verde Telecom e a Unitel Tmais), as empresas Electra e ADS, a Polícia Nacional e câmaras municipais.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório