Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Criada bateria de lítio que dá 200 quilómetros de autonomia em 10 minutos

Uma nova bateria de lítio capaz de garantir 200 quilómetros de autonomia a um carro elétrico com 10 minutos de carregamento foi criada na universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.

Criada bateria de lítio que dá 200 quilómetros de autonomia em 10 minutos
Notícias ao Minuto

20:07 - 30/10/19 por Lusa

Tech Estados Unidos

As baterias de lítio convencionais são carregadas e descarregam a uma temperatura constante para evitar a formação de placas sólidas do metal em torno do elétrodo positivo, por isso levam mais tempo a carregar.

Os cientistas na Pensilvânia descobriram que é possível evitar a formação das placas carregando a bateria uma temperatura elevada - a 60 graus centígrados - durante alguns minutos e descarregando-a a temperaturas mais baixas.

"Além do carregamento rápido, isto permite-nos limitar o tempo de exposição da bateria à temperatura elevada de carregamento", afirmou o principal autor do estudo, Chao-Yang Wang.

A equipa de investigadores verificou que as baterias pré-aquecidas a 60 graus aguentam o carregamento rápido durante 1.700 ciclos, contra os 60 de uma bateria a temperatura baixa.

"No passado, era universalmente aceite que as baterias de iões de lítio não deviam funcionar a temperaturas altas por causa das reações colaterais, mas este estudo sugere que a formação de placas é mitigada quando há um período de exposição limitado".

O rumo da investigação será agora "carregar uma bateria de alta densidade num veículo elétrico durante cinco minutos sem a danificar".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório