Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Apple nega partilhar histórico de navegação dos utilizadores

A empresa foi acusada de partilhar dados dos utilizadores com a Google e a Tencent por via de uma funcionalidade destinada a verificar a segurança oferecida por sites na Internet.

Apple nega partilhar histórico de navegação dos utilizadores
Notícias ao Minuto

11:58 - 15/10/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

A Apple foi acusada de estar em colocar em causa a privacidade dos utilizadores, propondo-se a partilhar com as gigantes tecnológicas Google e Tencent o histórico de navegação dos utilizadores. A hipótese surge com o facto de o navegador Safari ter nas suas versões iOS e macOS uma funcionalidade que verifica a segurança dos sites visitados, comparando os URLs com com uma ‘lista negra’ das duas empresas.

A Apple veio assim a público negar essa hipótese, adiantando que a informação que o site é visitado não é partilhado com a Google a Tencent, explicando que o site só é rapidamente verificado comparando o URL com uma lista previamente providenciada pelas empresas em questão. Caso o URL seja encontrado nesta lista, o Safari emite um aviso apontando o site como possivelmente perigoso e fraudulento.

“A Apple protege a privacidade do utilizador e salvaguarda os vossos dados com o Safari Fraudulent Website Warning, uma funcionalidade de segurança que denuncia websites conhecidos por serem maliciosos por natureza. Quando a funcionalidade está ativa, o Sagari verifica o URL do website com uma lista de sites conhecidos e mostra um aviso se o URL que o utilizador está a visitar é suspeito de conduta fraudulenta como ‘phishing’. Para completar esta tarefa, o Safari recebe uma lista de websites conhecidos por serem maliciosos pela Google, e para dispositivos com o código de região na China, de uma lista que recebe da Tencent. O URL de um website que visitas nunca é partilhado com o operador de um navegador seguro e a funcionalidade pode ser desativada”, pode ler-se no comunicado partilhado pela Apple.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório