Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Apple admite contratar excesso de trabalhadores temporários

Os trabalhadores em questão foram admitidos nas fábricas da Foxconn, na China.

Apple admite contratar excesso de trabalhadores temporários
Notícias ao Minuto

11:15 - 09/09/19 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech China

A Apple e a rede de fábricas taiwanesa Foxconn (onde são produzidos os iPhones) admitiram fazer uso de mais trabalhadores temporários do que o permitido pelas leis chinesas. A violação foi denunciada pela China Labor Watch e partilhada pela Bloomberg, que recordou que esta não é a primeira vez que as duas empresas o fazem.

A violação foi notada durante o mês de agosto, com a dupla de empresas a admitir que metade dos trabalhadores nas fábricas foi contratado em regime temporário, com uma parte significativa a serem ainda estudantes. De acordo com as leis trabalhistas chinesas é permitido que uma empresa tenha uma quantidade de apenas 10% de trabalhadores temporários.

"A Apple e a Foxconn sabem que estão a infringir a lei, mas contratar trabalhadores temporários é lucrativo e, portanto, não se importam", afirmou Li Qiangdiretor da China Labor Watch, que tem sede nos EUA.

Entretanto, a Apple já garantiu que está a “trabalhar de perto com a Foxconn para resolver a questão”. A empresa aproveitou também para apontar como “falsas” algumas alegações como 100 horas mensais de trabalho extra (o qual é limitado a 36 horas) e não pagamento de bónus por dito trabalho extra.

“Confirmámos que todos os trabalhadores foram compensados apropriadamente, incluindo subsídios e bónus por trabalho extra, que todo o trabalho extra foi voluntário e que não houve trabalho forçado”, adiantou a Apple.

O verão costuma ser o período ‘crítico’ para a Apple e em específico para as fábricas Foxconn, dado que é nesta altura que a produção dos novos iPhones está a ‘todo o vapor’ para fazer face à procura dos novos dispositivos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório