Procurar

Açores criam app sobre desempenho energético dos edifícios públicos

O Governo dos Açores vai disponibilizar uma plataforma eletrónica para divulgar o desempenho energético dos edifícios públicos, uma ferramenta no âmbito do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública, recentemente legislado na região, foi hoje anunciado.

Açores criam app sobre desempenho energético dos edifícios públicos

©  iStock

Lusa
07/09/2019 16:27 ‧ há 6 anos por Lusa

Numa nota enviada às redações, o executivo regional explica que para a operacionalização da plataforma foi assinado, em Lisboa, um protocolo de colaboração entre a direção regional da Energia, a elétrica açoriana EDA e a ADENE - Agência para a Energia.

Trata-se de "uma ferramenta que, no âmbito do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública, recentemente legislado na região, permite que os organismos públicos visualizem e divulguem os seus consumos energéticos, podendo, por esta via, identificar e implementar medidas de melhoria, incrementando a sua eficiência energética", salientou a diretora regional da Energia, Andreia Carreiro, na assinatura do protocolo.

Citada numa nota do Governo Regional, a diretora regional da Energia salientou que "esta ferramenta foi adaptada à região de modo a transpor as especificidades" do arquipélago e "a incluir a automatização da recolha de dados de consumo de energia, mostrando-se uma boa opção para o Executivo porque permite otimizar custos e, também, garantir a sua operacionalidade imediata e a convergência com o programa nacional".

"Em 2018, o Governo dos Açores formou mais de 40 Gestores Locais de Energia na região", segundo dados divulgados pelo executovo açoriano.

Estão agendadas para outubro formações em São Miguel, no Faial e na Terceira, asseguradas pela direção regional da Energia através do Centro de Formação da Administração Pública dos Açores.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10