Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

SpaceX nunca recebeu aviso de colisão entre satélites

Dois satélites da SpaceX e da Agência Espacial Europeia estiveram em risco de colisão, obrigando a agência europeia a efetuar manobras evasivas.

SpaceX nunca recebeu aviso de colisão entre satélites
Notícias ao Minuto

09:14 - 04/09/19 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou recentemente que foi obrigada a efetuar manobras evasivas com o seu satélite Aeolus Earth, isto depois deste se encontrar em rota de colisão com um dos satélites da rede Starlink da SpaceX. Pois bem, parece que a agência aeronáutica de Elon Musk nunca recebeu qualquer aviso.

Numa explicação enviada ao site Gizmodo, a SpaceX explica que o último e-mail da ESA indicava uma probabilidade de colisão de 1 em 50,000, muito acima do standard da indústria de 1 em 10,000. Porém, parece que a SpaceX se viu afetada com um bug no sistema de atualização de dados da Força Aérea dos EUA, impedindo a empresa de ver que a probabilidade havia reduzido em relação ao limite padrão.

"Se o operador do Starlink tivesse visto a correspondência, teríamos agido coordenadamente com a ESA para determinar a melhor abordagem para a manobra", afirmou o porta-voz da SpaceX, aditando que “o problema está a ser investigado de modo a implementar ações de correção”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório