Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Lua 'habitada'? Sonda que caiu levava a bordo resistentes 'bichinhos'

São conhecidos como tardígrados. Vivem na Terra e são organismos resistentes às mais extremas condições.

Lua 'habitada'? Sonda que caiu levava a bordo resistentes 'bichinhos'
Notícias ao Minuto

20:00 - 07/08/19 por Pedro Filipe Pina

Tech Espaço

Décadas de exploração espacial serviram para descobrir mais sobre as estrelas e imaginar o que haverá a milhões de anos de luz de nós.

Um pouco mais perto de nós temos a Lua, satélite da Terra que também já serviu para a ficção-científica imaginar todo o tipo de coisas, incluindo os seres que lá poderiam viver.

Até hoje, nunca surgiram provas de que a Lua fosse habitada. No entanto, é bem possível que já haja organismos vivos por lá. E a culpa é nossa (leia-se, da Humanidade).

Em abril passado, uma sonda israelita despenhou-se ao tentar alunar. Falamos da Beresheet, um projeto de financiamento privado.

Ora a bordo daquela sonda estavam armazenados tardígrados. Trata-se de um micro-organismo, com ar de larva e oito patas, nunca superior a um milímetro de comprimento, que tem fascinado os cientistas pela sua capacidade de resistência.

Estes pequenos organismos resistem a temperaturas extremas, de gelo ou calor, e têm uma resistência à radiação muito superior aos humanos.

Conta a BBC que Nova Spivack, o cofundador deste projeto - a Arch Mission Foundation -, admite que os tardígrados a bordo da sonda poderão ter sobrevivido ao despenhamento. "Acreditamos que as hipóteses de sobrevivência dos tardígrados são extremamente altas", conta.

Os espécimes que ali seguiam estariam desidratados, uma condição que mataria a generalidade dos seres vivos. No entanto, também isto não seria suficiente para matar os tardígrados.

Quando desidratados, os tardígrados retraem-se, as patas recolhem-se e ficam mais pequenos, como se fossem uma pequena bola. Mas eis outro fator surpreendente nestes animais: cientistas já descobriram que estas 'micro-larvas', mesmo tendo estado décadas desidratados, conseguem 'voltar à vida' com um pouco de água, ou seja, são reanimados mesmo tendo estado décadas naquele estado de suspensão devido à desidratação.

A confirmar-se, a Lua poderá ter os seus primeiros habitantes. E serão logo aos milhares.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório